Grupo de apoio às mães com bebês na UTIN se reúne na MNSL

 O Grupo de Apoio as Mães da Unidade Neonatal – GAMU se reuniu na tarde desta quinta-feira, 11, no auditório da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), para dar incentivo e acompanhamento às mães que estão com seus bebês internados na unidade. O grupo visa orientar, ouvir, ajudar as mães a enfrentar as angústias e superar os desafios e medos de ter um bebê internado em uma Unidade Neonatal. Os encontros semanais do GAMU contam com uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, nutricionistas, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, dentre outros profissionais.

A reunião desta tarde contou com as psicólogas Naiara França da Silva e Milena Rocha Seixas que abordaram o tema: O Valor do Encorajamento.“Desmistificamos algumas crenças, como também damos orientações.  A dúvida mais comum é o cuidar de uma mãe com o bebê na UTIN. Nesse momento, trouxemos esse tema, mas algumas vezes surgem outras dúvidas. O que pretendemos passar para as mães é uma construção coletiva de todo nosso trabalho. Não trazemos algo preestabelecido como uma aula, mais sim como um grupo reflexivo”, disse a psicóloga.

A psicóloga Referência da Ala Azul da MNSL, Milena Rocha Seixas de Almeida, explicou que a proposta do grupo de hoje foi motivacional e de encorajamento. “Propomos a essas mães e acompanhantes, perceberem o quanto difícil é a emoção de estar com bebês na UTIN, mas que elas não podem desistir, diante de todo sofrimento, angustias”, disse. Durante o encontro, as psicólogas, leram um texto e entregaram aos participantes. “Demos o Valor do Encorajamento”, e colocamos para elas refletirem sobre como se sentem encorajadas pelos familiares, quanto a equipe de saúde e as pessoas que lidam com elas, durante o percurso dos bebês na UTIN”, explicou Milena.

Humanização – A coordenadora da Unidade Neonatal Thereza Azevedo, informou que a humanização no atendimento é uma das prioridades da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. “Por isso foi criado o Grupo de Apoio às Mães dos Bebês Internados na Unidade Neonatal e (UTIN / UCINCO / CANGURU), e a cada semana há um setor da MNSL envolvido.  Hoje contamos com as psicólogas da MNSL, que trabalharam com o valor do encorajamento”, ressaltou Thereza.

“Achei o encontro maravilhoso, são informações passadas para as mães que possui grande valia, porque aprende como manusear os bebês prematuros, como tocá-los. Foi uma roda de conversa, boa, harmoniosa, onde cada mãe envolvida pode contar um pouco da sua experiência. Esses encontros ajudam muito e as palestra ensinam aos envolvidos a ter uma motivação maior e que não devemos desistir nunca”, atentou a acompanhante Suzana Antônia dos Santos.

Publicado: 11 de julho de 2019, 17:21 | Atualizado: 11 de julho de 2019, 17:21