Sergipe lidera ranking de aplicação per capita dos recursos públicos em saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), terá um incremento de R$ 68.456.550,00 para o exercício fiscal de 2019, valor que corresponde a um acréscimo orçamentário da ordem de 6,44%. A informação é do diretor de Planejamento da SES, Davi Fraga, após tomar conhecimento pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão da cotaorçamentária destinada à saúde pública para o próximo ano. Com esse novo incremento, o Estado de Sergipe deve manter a liderança no Nordeste na aplicação per capita de recursos próprios na saúde pública.

Para o secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira Lima, a elevação orçamentária reflete o resultado de um trabalho de projeção econômica realizado pelo Governo do Estado que tem trazido benefícios para toda a gestão governamental com maior impacto nas pastas prioritárias como a Saúde, por exemplo.

“A expectativa de incremento das receitas de impostos retrata, também, nos repasses constitucionais obrigatórios. No caso da Saúde, de modo específico, todo recurso adicional é muito bem vindo visto que, para garantir o resultado que a população deseja e merece, é preciso investir na saúde pública”, ressaltou.

Valberto Lima enfatizou que é determinação do governador Belivaldo Chagas que Sergipe continue liderando o ranking de aplicação per capita dos recursos públicos em saúde, a exemplo dos dados mapeados no exercício de 2017. Para o secretário, quem ganha é a população usuária, uma vez que, quanto mais recursos são investidos nos serviços de saúde, mais acessíveis e qualificados eles se tornam.

 

Publicado: 6 de agosto de 2018, 14:40 | Atualizado: 6 de agosto de 2018, 14:41