Governo do Estado leva tratamento odontológico de qualidade à população sergipana por meio dos CEOs

As unidades presentes em oito municípios sergipanos ofertam serviços especializados aos usuários do SUS

A população dos municípios de Boquim, Capela, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória, Propriá, São Cristóvão, Simão Dias e Tobias Barreto recebe cuidados odontológicos especializados em média complexidade por meio dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Essas unidades de saúde são vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e administradas pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa).

Localizado no município de Laranjeiras, o CEO Roque Almeida de Oliveira está estruturado para atender pacientes previamente avaliados e encaminhados pela Rede de Atenção Básica de Saúde (UBS). A unidade disponibiliza quatro consultórios para as especialidades odontológicas de periodontia, endodontia, cirurgia bucomaxilofacial, com a realização de cirurgia oral menor, diagnóstico para detecção do câncer de boca e outras doenças.

A periodontista Andréa Goetschi explica que os pacientes são encaminhados para este serviço quando necessitam de tratamento especializado após avaliação e/ou tratamento clínico que acontecem nas UBS de cada município referenciado para aquele centro. “Todos os CEOs oferecem a especialidade periodontia, que cuida das gengivas e do osso que sustenta os dentes na boca. A Periodontia é considerada a especialidade de base e apoio para todas as outras”, ressalta a dentista. 

Sondagem periodontal

A periodontista informa que os CEOs oferecem o serviço de sondagem periodontal e, dessa forma, o paciente pode realizar um tratamento seguro. “Gengivas saudáveis não sangram. O exame de sondagem para diagnóstico precoce das doenças periodontais deveria ser uma rotina para todos os pacientes, feito periodicamente e por qualquer profissional da Odontologia. Porém, culturalmente, este exame é praticamente realizado apenas pelos periodontistas”.  

Segundo Andréa, a maior parte dos pacientes já procura os CEOs com a doença periodontal avançada, com muito sangramento nas gengivas, perda óssea, dentes moles e muitas vezes com os dentes já perdidos. “É com esse exame, feito de maneira muito simples, que podemos detectar os problemas periodontais mais precocemente e, assim, iniciar, o mais rápido possível, o tratamento periodontal”, diz a profissional, ao lembrar que a periodontite é mais comum nos adultos e idosos. 

Segurança do paciente

Andréa ressalta que os CEOs contam com materiais e instrumentais para um atendimento de qualidade e segurança à população. “O mais importante é que temos mão de obra qualificada. Aqui, todos os dentistas são especializados e registrados no conselho de classe em suas especialidades. 

“Nos CEOs há protocolos rígidos de biossegurança dentro das salas de atendimento e com a esterilização dos instrumentais, o que gera um retorno satisfatório por parte dos usuários. Para marcar a consulta, no município de origem, o paciente deve agendar por telefone. Fazemos o acolhimento, o primeiro atendimento e solicitamos os exames quando necessários para que o tratamento seja iniciado o mais breve possível. Se precisar, ele é reencaminhado para a atenção básica”, destaca a especialista.

Estrutura e orientação

Há dois tipos de CEO: o tipo 2, com quatro consultórios, e o tipo 3, com sete, como explica o gerente da unidade de Laranjeiras, o dentista Júlio Menezes. Além das especialidades obrigatórias, os CEOs oferecem ações educativas para usuários e acompanhantes antes de iniciar o atendimento, com o momento de Sala de Espera. “As palestras aproximam a população de assuntos importantes como o câncer oral”, comenta o gerente.

Júlio relata que existe um fluxo estabelecido para o tratamento de câncer de boca, que inicia pelo encaminhamento da atenção primária. Quando são visualizadas lesões, o agendamento é direto, ou seja, não tem lista de espera. “No CEO é realizada a biópsia e encaminhada para clínica contratada, a fim de obter o diagnóstico. Nos casos positivos, o CEO realiza o agendamento junto à Unidade Especializada em Oncologia (Unacon) e acompanha o andamento do tratamento desse usuário, explica Júlio.

Ele informa, ainda, que o CEO funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Sua demanda é programada e todos os atendimentos são confirmados, via contato telefônico, no dia anterior. “Os atendimentos são por ordem de chegada, com exceção do Atendimento para Pessoa com Deficiência (PcD), que é agendado por hora marcada”, pontua.

Satisfação 

A usuária Maria Anunciada Santos conta que foi muito bem-recebida no CEO desde a primeira vez que os dentistas a atenderam. “É uma grande oportunidade que temos de realizar um tratamento satisfatório para nos sentirmos melhor, mais bonita e com saúde”, relata a paciente do CEO de Laranjeiras.

Para Sandra Rocha, moradora também do município, o CEO tem sido uma opção muito importante para a comunidade. “Somos avisados das consultas ou, se não houver, temos outra data marcada. É um consultório muito organizado. Os dentistas nos tratam com muita calma. Eu só tenho a agradecer, por ter a oportunidade de fazer meu tratamento gratuito, num lugar maravilhoso como esse”, diz Sandra.

Fotos: Ascom SES

Publicado: 19 de setembro de 2023, 13:04 | Atualizado: 19 de setembro de 2023, 16:49