Governo do Estado apresenta planejamento operacional estratégico para o Pré-Caju 2023

Secretarias da Segurança Pública e da Saúde trabalharão para garantir tranquilidade dos mais de 400 mil foliões esperados para a tradicional prévia carnavalesca

Durante coletiva para apresentacao de plano operacional do Pré-Caju 2023, na manhã deste sábado, 28, o Governo do Estado, que apoia a realização da tradicional prévia carnavalesca de Sergipe, apresentou o planejamento operacional estratégico de atuação dos órgãos e secretarias estaduais durante a festa. 

Na ocasião, o governador Fábio Mitidieri destacou a importância do evento para a economia, a geração de emprego e renda e o fomento à atividade turística no estado, visto que a festa atrai turistas de todos os cantos do país. “A maior prévia carnavalesca do Brasil é o Pré-Caju. É um evento grandioso, que mexe com toda a nossa população e a nossa economia, porque movimenta toda a cadeia produtiva do nosso estado”, ressaltou.

O apoio da gestão estadual ao evento será viabilizado por intermédio das secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Saúde (SES), a fim de garantir tranquilidade aos foliões que irão brincar não apenas nos blocos, mas também na ‘pipoca’. “São mais de 400 mil pessoas que passam pelo Pré-Caju, e temos que garantir a todas elas uma boa experiência, para que possamos tornar essa festa ainda melhor a cada ano, como tem sido feito”, completou o chefe do Executivo estadual.

De acordo com o organizador do Pré-Caju, o empresário e vereador de Aracaju Fabiano Oliveira, a articulação entre os órgãos da administração estadual e municipal é fundamental. “Os órgãos competentes dão toda a infraestrutura e logística necessárias à realização do evento, seja do trânsito, da limpeza, do ordenamento de vendedores ambulantes, da Saúde, com todo o aparato para dar os primeiros socorros. Ano passado nós tivemos 17 ocorrências e nenhuma fatalidade, dentre mais de 400 mil pessoas se divertindo. Isso demonstra um trabalho competente da Secretaria da Segurança Pública com a Polícia Militar, com o Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Todo esse trabalho logístico realizado pelo Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju dá suporte para a realização do Pré-Caju”, acrescentou Fabiano Oliveira.

Também presente no evento, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, indicou como a realização do evento também irá beneficiar a capital sergipana. “É uma festa que gera emprego e renda, do vendedor ambulante ao taxista, até o setor hoteleiro. Isso é uma  muito positivo, é progresso, desenvolvimento. Outro aspecto muito importante é que nós vamos ter a presença do Pré-Caju em vários horários das grandes emissoras nacionais. Isso vai colocar Aracaju na mídia nacional, vai projetar a nossa cidade para fora”, apontou o gestor.

Segurança 

Para a segurança pública do Pré-Caju, a Polícia Militar de Sergipe (PMSE) adotou um planejamento operacional que contempla cerca de três mil militares, conforme explicou o comandante da corporação, coronel Alexsandro Ribeiro. “Nosso plano operacional já foi finalizado e está bem definido, sendo resultado das informações obtidas por meio das várias reuniões com os representantes dos órgãos de planejamento”, ressaltou.

“Nós temos uma logística preparada para atender às demandas de segurança pública. O objetivo é garantir tranquilidade a todos foliões e todos aqueles que venham curtir o Pré-Caju. Teremos policiamento ostensivo, no circuito e na praia”, detalhou o comandante da Polícia Militar.

Além do efetivo, a atuação da PMSE se dará com o apoio de dois ônibus, 36 viaturas, 13 bases móveis, 32 motocicletas, 24 cavalos, um veículo UTV (para uso off-road) e quatro drones. O Grupamento Tático Aéreo (GTA) também irá atuar com o patrulhamento aéreo na área do circuito, principalmente na faixa de areia da praia.

Também para garantir que o Pré-Caju transcorra com segurança e tranquilidade, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) terá um efetivo de 175 bombeiros. O efetivo conta com equipes de busca e salvamento, de prevenção operacional e de atendimento pré-hospitalar, como salientou o comandante do CBMSE, coronel Fábio Cardoso.

“O Corpo de Bombeiros já vem trabalhando antes do evento, orientando a rede hoteleira, donos de bares. A gente já vem trabalhando para poder ter essas estruturas de acordo com a norma, a fim de garantir a segurança para todos”, descreveu o comandante do Corpo de Bombeiros.

A atuação do Corpo de Bombeiros acontece tanto na avenida, como na faixa de areia, fazendo a prevenção. “O Corpo de Bombeiros vai estar aqui cuidando e protegendo, mas orientamos que as pessoas curtam dentro dos limites e não cometam excessos para não precisar do atendimento do Corpo de Bombeiros”, complementou o coronel Fábio Cardoso.

Ainda no planejamento de segurança pública para o Pré-Caju, a Polícia Civil estará atuando com a Delegacia de Turismo (Detur), conforme explicou a coordenadora operacional das delegacias da capital, Nalile Castro. “Teremos equipes compostas por delegados, agentes e escrivães para confeccionar qualquer eventual procedimento, boletins de ocorrência, autos de prisão e de apreensão”, revelou.

“Qualquer tipo de demanda decorrente de fatos cometidos contra grupos vulneráveis também pode ser registrado na Detur. Então, se uma mulher precisar de medida protetiva, ela vai à delegacia e a ocorrência será processada e enviada do plantão mesmo para a Justiça”, complementou Nalile Castro.

Ainda no planejamento operacional, a segurança pública do evento contará com equipamentos de reconhecimento facial, conforme relembrou Nalile Castro. “Aprimoramos a parceria com a integração com a Guarda Municipal, a Sejuc e a Polícia Militar. Também teremos o Alerta Celular para auxiliar as polícias em eventuais ocorrências de roubo ou furto de celular”, reiterou.

Nesse sentido, o idealizador do evento, Fabiano Oliveira, reconheceu que o planejamento da segurança pública garante o sucesso do Pré-Caju. “O Pré-Caju é realizado com esse apoio logístico de fundamental importância. O modelo implementado pela SSP é referência para todos os carnavais fora de época do Brasil”, concluiu.

Saúde

A fim de garantir celeridade e eficiência na assistência à saúde em eventuais casos de necessidade, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) preparou um planejamento estratégico para atender incidentes que possam ocorrer tanto durante o evento quanto no deslocamento dos foliões até a festa. O planejamento se refere à atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e às ações educativas acerca de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), realizadas por meio do Bloco da Prevenção.

“Para que o evento transcorra dentro da maior segurança, temos que ter um cuidado redobrado, pois sabemos que o número de ocorrências aumenta devido à aglomeração de pessoas. As equipes do Samu 192 Sergipe estarão de prontidão, mas é necessário que as pessoas tomem os cuidados essenciais. Nesse mesmo contexto, entra o Bloco da Prevenção, que irá alertar sobre os perigos que a sífilis pode causar”, considerou o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, durante a coletiva do Pré-Caju.

O Samu 192 Sergipe disponibilizará 27 profissionais, sendo dois médicos, seis enfermeiros, 14 técnicos de enfermagem, um enfermeiro supervisor e quatro estagiários. Serão estruturados quatro postos em pontos estratégicos: duas motolâncias na concentração; uma Unidade de Resgate (UR do Corpo de Bombeiros Militar com a tripulação do Samu 192 Sergipe) próxima aos Arcos da Orla; uma Unidade de Suporte Avançado (USA) próxima ao Camarote Aju; uma Unidade de Resgate e duas motolâncias próximas ao Hotel Del Mar.

“Essas equipes estarão disponibilizadas em todo o percurso, em quatro pontos específicos, e darão atendimento e atenção às pessoas que estão curtindo as festividades. Nós selecionamos esses profissionais de acordo com as suas especificidades, fizemos algumas articulações com o Corpo de Bombeiros e com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, para que possamos fazer uma abrangência de atendimento. Temos um planejamento de acionamento dos demais profissionais que estão em suas bases operacionais”, informou o superintendente do Samu, o enfermeiro e bombeiro militar Dênisson Pereira. 

O superintendente do Samu também ressaltou que o serviço irá funcionar dentro da normalidade para atender toda a população. “Nossa capacidade operacional diária permanece inalterada”, indicou.

Com a finalidade de promover a prevenção de ISTs durante a festa, o Bloco da Prevenção, estratégia criada em Sergipe para atuação em eventos festivos, abrirá o desfile de blocos às 13 horas do dia 4 de novembro. O bloco desfilará na Orla da Atalaia com 500 foliões, acompanhado por uma banda de frevo, e conta com parceria da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap).

Durante todo o percurso, serão distribuídos materiais informativos e disponibilizados preservativos masculinos e femininos. O posto de entrega será o carro temático, o ‘Camisildo’, veículo que, em seu interior, exibe cartazes informativos sobre as ISTs.

Parceria

A parceria e o trabalho conjunto das gestões estadual e municipal no apoio à prévia carnavalesca se revelam fatores primordiais para que os foliões possam curtir a festa sem preocupações. “Quem ganha com essa parceria é a população. O prefeito Edvaldo e o Governo do Estado têm feito uma parceria que se soma, que engrandece, que traz inovações e modernidade. Eu e Edvaldo dialogamos sempre e construímos juntos para que possamos oferecer o melhor do poder público estadual e municipal para toda a sociedade”, disse o governador Fábio Mitidieri.

Assim como o governador, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, chamou atenção para a preocupação da gestão pública com o bem-estar da população, destacando que a parceria entre Governo, Prefeitura e iniciativa privada é fundamental para atingir esse objetivo. “Está sendo um diálogo muito produtivo. Hoje é o dia em que nós vamos visitar a estrutura, vamos apresentar o nosso projeto de segurança, de trânsito, de saúde, a logística. Isso é muito importante, porque traz alegria e felicidade, e nós precisamos disso para alimentar nossa alma”, considerou.

Segundo Fabiano Oliveira, o apoio do Governo do Estado demonstra o compromisso da atual gestão com o turismo do estado e do município. “Hoje nós tivemos as presenças do governador Fábio e do prefeito Edvaldo Nogueira. Isso demonstra o planejamento de todos que estão envolvidos direta ou indiretamente na maior prévia carnavalesca do Brasil. A abertura oficial do verão do Brasil começa em Aracaju, em Sergipe, e o Governo do Estado e a prefeitura da capital têm o turismo como prioridade. Nós temos esse compromisso com a geração de emprego e renda, com a indústria do turismo. É uma parceria público-privada. Os empresários organizam os seus blocos, os hotéis, bares e restaurantes organizam os seus ambientes”, apontou o idealizador do evento.

O Pré-Caju 2023 acontece entre os dias 3 e 5 de novembro, na Orla da Atalaia, em Aracaju.

Fotos: André Moreira

Publicado: 30 de outubro de 2023, 08:19 | Atualizado: 30 de outubro de 2023, 08:19