Gestores do Hemose e dos hospitais discutem procedimentos hemoterápicos

Uma reunião coordenada pela gerência da Hemorrede do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) apresentou um relatório das visitas técnicas realizadas em hospitais e maternidades do Estado no primeiro quadrimestre de 2019. O encontro reuniu gestores e representantes dos hospitais regionais de Itabaiana, Lagarto, Riachuelo, Estância, Propriá, Capela, Nossa Senhora do Socorro e Hospital Cirurgia e São José, esses últimos em Aracaju.

Na oportunidade, os gestores foram recepcionados pela diretora geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), Luciana Déda, e a superintendente do Hemocentro de Sergipe, Erivalda Gonçalves Barreto. “Quero desejar um bom trabalho a todos e me colocar à disposição para buscarmos juntos a promoção das melhorias para os serviços ofertados à população sergipana receptora do sangue”, declarou Luciana.

De acordo com a gerente da Hemorrede, Mariamália Newton Andrade, a reunião teve como finalidade apresentar o relatório do trabalho de supervisão do serviço de hemoterapia realizado em quatorze unidades hospitalares e maternidades  que realizam procedimentos transfusionais. “Após finalizarmos o primeiro ciclo de visitas técnicas, realizamos essa apresentação onde aproveitamos para discutir as principais não conformidades encontradas. A proposta desse trabalho é construirmos em conjunto um plano de ação de melhoria para esses serviços”, explicou.

Conforme ainda a gestora, o trabalho realizado pelo Hemose visa a melhoria e segurança da assistência prestada ao receptor de sangue. “Esses hospitais utilizam o sangue e seus componentes, plaquetas, hemácias e plasma em diversos procedimentos cirúrgicos e, para isso, precisam está adequados às normas técnicas que regulamentam os serviços de hemoterapia. Queremos estreitar a parceria com os dirigentes hospitalares, tornando a hemorrede, uma rede de atenção para melhoria da qualidade da hemoterapia do Estado de Sergipe”, salientou Mariamalia.

Durante a reunião, os gestores também discutiram questões relativas ao armazenamento e transporte de hemocomponentes, além dos testes para garantir a segurança do paciente durante a transfusão sanguínea.“Essa última apresentação foi para reforçar a importância das técnicas nos testes pre-transfusionais, a identificação de eventos adversos à transfusão e sua notificação junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa”, concluiu o biomédico Jandson Marques.

 

Publicado: 26 de abril de 2019, 17:06 | Atualizado: 26 de abril de 2019, 17:06