Gestores da MNSL discutem sobre controle de infecções relacionadas à assistência à saúde

A higienização correta das mãos é o indicador mais efetivo para redução de infecções no ambiente hospitalar

Os gestores e os responsáveis das áreas técnicas da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) se reuniram para assistir uma aula sobre indicadores de Infecções Relacionados à Assistência à Saúde (Iras). O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira, 18, no auditório da MNSL, e foi ministrado pela responsável técnica do Serviço de Controle da Infecção Hospitalar e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da MNSL, a infectologista Magaly Medeiros. 

De acordo com Magaly, são vários indicadores de Iras, como higienização das mãos, uso de álcool gel e de clorexidina (antisséptico químico com ação bacteriana), entre outros. “Nós avaliamos os indicadores para reduzir os riscos de infecção relacionados à assistência e fazemos relatórios médicos de visitas técnicas em todos os setores, principalmente na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin). Também orientamos algumas melhorias que podem ser feitas em cada unidade e setor”, explicou a médica.

Para ela, o evento foi, na verdade, um bate-papo interessante para verificar o que os gestores podem melhorar em cada setor. “O controle de infecção avalia todos os processos, principalmente a higienização das mãos, porque é o ponto básico, mais barato e mais efetivo na redução de Iras. O principal propósito é reduzir, cada vez mais, essas infecções no ambiente hospitalar”, frisou Magaly.

Segundo a superintendente da MNSL, Lourivânia Prado, que também participou do encontro, foi um importante momento de discussão sobre os indicadores do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do primeiro semestre de 2023 da MNSL. “Contamos com a participação de todos os gestores responsáveis no gerenciamento e ações que devem ser desenvolvidas e/ou implementadas nas unidades assistenciais para a redução das taxas de infecções hospitalares. Nesse contexto, esses dados trazem os indicadores que norteiam todo o planejamento das capacitações das equipes, mudanças de fluxos e reorganização dos processos de trabalho”, completou Lourivânia.  

Fotos: Ascom SES

Publicado: 18 de outubro de 2023, 16:06 | Atualizado: 18 de outubro de 2023, 16:06