Gestão SES/FHS elabora segundo Plano de Contingência para minimizar superlotação no Huse

Por Katiane Menezes

 

 

“Crise se vence com estratégia de trabalho”. Essa foi a afirmação da secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, nesta terça-feira, 1, durante a elaboração do segundo Plano de Contingência para minimizar a superlotação do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). A reunião contou com gestores da unidade hospitalar (referência em urgência e emergência de média e alta complexidade e trauma), da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e da SES.

 

O fechamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)  Zona Norte e Zona Sul, além das 44 Unidades de Saúde, os Centros de Apoio Psicossocial, a suspensão de cirurgias eletivas na Rede Municipal contribuíram para o caos na saúde pública da capital e a piora da superlotação no Huse, excedendo a capacidade de resposta.

 

Para a secretária, é importante estabelecer estratégias para manter a garantia de acesso ao usuário do SUS de baixa complexidade, não comprometendo a assistência de média e alta complexidade.

 

“A Secretaria da Saúde de Aracaju disse que, até a próxima quinta-feira, 3, as unidades permanecerão fechadas. Então, é preciso ter ações mais intensificadas e a Secretaria de Estado já tem seu plano. O primeiro foi a instalação da Tenda Provisória de Baixa Complexidade e, agora, estamos traçando o segundo plano que é articular com o Hospital da Polícia Militar (HPM) para ativação de leitos. Vamos conversar, também, com a equipe do Hospital Cirurgia. Os Hospitais Regionais estão sendo reforçados para manter o máximo de resposta à sua região de referência”, pontuou Conceição Mendonça.

 

A secretária cobrou atenção de Aracaju e compromisso com a população desassistida.

 

“Precisamos saber qual é o plano do Município de Aracaju. Estamos no segundo Plano de Contingência Emergencial para abrir leitos de retaguarda e tentando acolher toda a população que está sofrendo com o caos instalado pela Prefeitura. Nossos servidores estão saturados. Iríamos desmontar a Tenda, mas, diante do cenário, manteremos até que seja resolvido esse problema”, finalizou.

 

Publicado: 1 de novembro de 2016, 18:33 | Atualizado: 1 de novembro de 2016, 18:33