Gestão do Hospital Regional de Socorro apresenta avanços na assistência da unidade

O corpo diretivo do Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro reuniu-se na com a superintendente executiva da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Adriana Menezes, para apresentar os avanços que a unidade vem somando nos últimos 60 dias, bem como para discutir alguns projetos que irão garantir melhor assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde que frequentam o hospital.

A superintendente do Regional, Iza Conceição Léo do Prado, falou sobre a melhora nas escalas médicas, salientando que, atualmente, o Hospital de Socorro opera sem fechamento de plantões, apenas em alguns casos com restrição no atendimento, priorizando os casos de urgência e emergência. Segundo ela, as escalas da noite e dos finais de semana estão completas.

Iza Prado relacionou entre as melhorias, a qualificação da classificação de risco para garantir ao paciente crítico o atendimento prioritário e imediato; a implantação do Programa Saúde do Trabalhador, que está a cargo de uma psicóloga e será lançado no próximo dia 27;a melhoria das escalas de enfermeiros e auxiliares de enfermagem; o funcionamento 24 horas do Núcleo de Regulação Interna (antes operava apenas pelo dia); e a implantação do monitoramento eletrônico dos indicadores hospitalares.

“A SES nos deu um profissional para cuidar da parte de dados, informações e indicadores, então vai ser um salto de qualidade na unidade. Começamos este mês a fazer o monitoramento eletrônico da taxa de ocupação do hospital; tempo de permanência do paciente; taxa de mortalidade, inclusive nas primeiras 24 e 48 horas; e outros indicadores, incluindo da maternidade”, explicou Iza Prado.

A equipe diretiva também trouxe proposta de novas melhorias para a mesa de discussão com a superintendente executiva da SES. Entres elas, a de ampliação da Ala Vermelha da unidade hospitalar, com a perspectiva de aumentar de três para seis o número de leitos, com mais um para o isolamento; e a contratação de um profissional de enfermagem para implementar o Núcleo de Educação Permanente, com vistas à capacitação continuada dos trabalhadores da casa.

Novo diretor

O médico Bruno Mateus é o novo diretor Técnico do Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, cargo que assumiu no último dia 1º. Alguns projetos estão em sua agenda de trabalho e já em fase de execução, como a prescrição segura. “É praticamente uma padronização diante do arsenal terapêutico disponível, das medicações e a forma mais usual dessa medicação. Ela é despachada automaticamente na prescrição eletrônica”, informou.

Sua outra medida já em prática é a segurança do ato médico, que levou a gestão a reforçar a ideia da qualificação da classificação de risco, que representa uma garantia para que o profissional, em momento de sobrecarrega, consiga dar atendimento prioritário aos pacientes mais graves.

Segurança técnica

A contratação através do Processo seletivo Simplificado (PSS) de enfermeiros e auxiliares de enfermagem pela Secretaria de Estado da Saúde garante que unidades hospitalares, como a de Nossa Senhora do Socorro, operem dentro da margem de segurança estabelecida pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

“Conseguimos organizar as escalas de enfermeiros e de assistentes de enfermagem, que estão bem completas, dentro do índice de segurança técnica dimensionado pelo Coren, o que melhorou bastante a qualidade da assistência prestada ao paciente e a saúde do trabalhador, que não atua com sobrecarga”, disse a coordenadora assistencial, a enfermeira Lorena Alice Andrade Dias.

Participaram da reunião com a superintendente executiva da SES, Adriana Menezes; a superintendente do Hospital Regional de Socorro, Iza Prado; o diretor Técnico, Bruno Mateus, a coordenadora assistencial, Lorena Alice Andrade Dias; e o coordenador Administrativo da unidade, Paulo Daltro.

Publicado: 12 de abril de 2019, 12:13 | Atualizado: 12 de abril de 2019, 12:13