Gestantes de alto risco recebem atendimento qualificado do Samu 192 Sergipe

Por Júnior Matos

Após ser diagnosticada com uma gestação de alto risco, Joiciane de Santana, que reside no município de Poço Redondo, conta que, durante a consulta na Unidade Básica de Saúde, identificou a necessidade de ser removida para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), referência para esse perfil de gestante, para iniciar o tratamento e a realização do parto. Para isso, contou com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe).

“Estou grávida de 41 semanas sendo que o tempo de uma gestação normal é de 40. Fui encaminhada à Nossa Senhora de Lourdes para a realização do parto. Todo o transporte aconteceu após a médica solicitar o SAMU por meio da Central de Regulação de Urgência. Os profissionais foram bastante atenciosos e me explicaram a realização de cada procedimento. Agora, aguardo ansiosa para ter meu filho nos braços”, declarou Jocianne Santana.

O Samu 192 Sergipe caracteriza-se como o componente pré-hospitalar móvel, responsável pela remoção a gestantes de alto risco e ao bebê por meio de suas Unidades de Suporte Avançado (USA). O serviço possui todos os recursos disponíveis para os diversos níveis de complexidade no âmbito materno-infantil. Para ser ter uma ideia, somente nos primeiros dois meses de 2016 (janeiro e fevereiro) foram registrados 420 atendimentos. Já no mesmo período do ano passado, esses números correspondem 529.

“Durante a remoção assistida feita pelo Samu, todos os sinais e sintomas das pacientes são  avaliados e monitoradas e se necessário realizado procedimentos dos diferentes níveis de complexidade, objetivando a estabilização da mãe e do bebê. A missão dos profissionais do Samu é a garantia de acesso ao hospital especializado e de referência no Estado”, explica a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça.

Os casos mais comuns de gestantes de alto risco são: alterações da duração da gravidez, trabalho de parto prematuro, pré-eclâmpsia e infecções associadas à gestação.“Para o atendimento nestes casos, as ambulâncias dispõem de materiais, medicamentos e equipamentos específicos para garantir o atendimento qualificado à gestante, e, estabilizá-la em casos necessário ”, complementa.

Transporte

O transporte para assistência materna inter-hospitalar é feito por meio de Unidades de Suporte Avançado (USA) como forma de garantir cuidados especializados,tendo em vista que as pacientes necessitam de cuidados intensivos e especializados, com recursos tecnológicos avançados.

“Ele ainda pode ser indicado quando há necessidade de realizar exames especializado fora da MNSL tanto da gestante de alto risco como do recém-nascido prematuro”, explica Conceição Mendonça.

“As USAs contam com aparelhos de pressão, oxímetro de pulso, monitor multiparamétrico, drogas vasoativas e antihipertensivas, material para entubação, cardioversor, aspirador portátil e ventilador artificial adulto, pediátrico e neonatais. Todos esses materiais são essenciais para o transporte do paciente neonato ou gestante objetivando uma remoção com segurança e de qualidade até a MNSL”, finaliza a superintendente do Samu 192 Sergipe.

Publicado: 8 de março de 2016, 15:18 | Atualizado: 8 de março de 2016, 15:18