Funesa realiza série de palestras, exames e testes rápidos para servidores em alusão ao Abril Verde

O objetivo é disseminar e conscientizar os empregadores, trabalhadores e toda a população sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

O mês de abril é dedicado à conscientização sobre a saúde e segurança no ambiente de trabalho, um tema de importância fundamental tanto para empregadores quanto para os próprios trabalhadores. A campanha Abril Verde destaca a necessidade de um ambiente salubre, livre de grandes riscos e enfatiza a importância da vigilância e prevenção como políticas e estratégias inteligentes a serem adotadas. 

A Fundação Estadual da Saúde (Funesa) deu início à Semana do Abril Verde para destacar a importância contínua da prevenção e segurança no trabalho, promovendo um ambiente mais saudável e produtivo para todos os servidores. O objetivo é disseminar e conscientizar os empregadores, trabalhadores e toda a população sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Os profissionais que trabalham na Funesa puderam realizar alguns exames e testes rápidos. De acordo com a enfermeira especialista em enfermagem do trabalho, Viviane Goston, trabalhar com foco na vigilância e prevenção é essencial para identificar e controlar os riscos, garantindo a integridade física e mental dos colaboradores. “A semana do Abril Verde assume um papel crucial, e isso inclui não apenas a implementação de medidas de segurança, mas também a conscientização dos funcionários sobre a importância do uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a adoção de práticas seguras no ambiente de trabalho visando minimizar problemas e conscientizar os trabalhadores sobre a importância do bem-estar psicológico”, destacou. 

Segundo o técnico em Segurança do Trabalho da Funesa, Osvaldo Keller, essa ação proporciona uma oportunidade única para conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes e promover uma cultura preventiva dentro da empresa. “Este ano, o nosso foco será na prevenção da saúde mental. A nossa ideia é auxiliar essas pessoas nos cuidados, para evitar esgotamento mental e instruir o que elas podem fazer e qual o caminho para pedir ajuda e, claro, reforçar sempre sobre o uso de EPIs e sobre o manuseio de objetos perfurocortantes”, explicou.

O gerente do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Funesa, Claudevan Vieira, destacou a relevância do evento para a segurança dos servidores. “Não poderíamos deixar essa data passar em branco. Convidamos especialistas no assunto para sanar dúvidas e ampliar nossos conhecimentos. A ideia é que todos saiam daqui instruídos e que cada um seja capaz de identificar possíveis riscos e quais medidas tomar. Dessa forma, teremos um ambiente seguro para todos”, ressaltou.

Para o coordenador administrativo e financeiro da Funesa, Valter Júnior, eventos como esse são essenciais para proporcionar um momento de reflexão sobre a saúde dos trabalhadores. “Um dia como hoje é importante para trazermos um olhar interno sobre a saúde do servidor, do trabalhador. Muitas vezes, chegamos aqui no modo automático, sem olhar ao nosso redor, vivemos acelerados, deixamos alguns cuidados com a nossa saúde de lado. Fiz os exames aqui rapidinho e já peguei o resultado, e agora vou acompanhar as palestras, pois conhecimento nunca é demais, e eu ainda posso ajudar os colegas auxiliando na prevenção de acidentes”, revelou.

Programação

Nos dias 24, 25, 26, 29 e 30 de abril, a Funesa também realizará programação alusiva ao Abril Verde nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) dos municípios de São Cristóvão, Laranjeiras, Tobias Barreto, Boquim, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Capela e Simão Dias.

24/04
10h – CEO São Cristóvão – Ergonomia no trabalho benefícios x riscos; Fisioterapeuta – kamilla Cruz
11h – Os Cuidados com a saúde mental no dia a dia do trabalhador; Psicóloga – Thalita Natasha
14h – CEO Laranjeiras – Ergonomia no trabalho benefícios x riscos; Douglas Eduardo Freire Ribeiro
15h – Os Cuidados com a saúde mental no dia a dia do trabalhador; Thalita Natasha – Psicóloga Especialista em Psicodrama

25/04
10h – CEO Tobias Barreto – Os Cuidados com a saúde mental no dia a dia do trabalhador;
11h – Ergonomia no trabalho benefícios x riscos; Fisioterapeuta – Iana Alves Andrade Especialista em Saúde da Mulher
14h – CEO Boquim – Os Cuidados com a saúde mental no dia a dia do trabalhador;
15h – Ergonomia no trabalho benefícios x riscos; Isaura Menezes Santos – Fisioterapeuta

26/04
10h – CEO Glória – Os Cuidados com a saúde mental no dia a dia do trabalhador; Milena Mayara – Psicóloga Humanista – Abordagem Centrada nas Pessoas.
11h – Ergonomia no trabalho, benefícios x riscos; Milena Andrade – Fisioterapeuta

29/04
10h – CEO Propriá – Os Cuidados com a saúde mental no dia a dia do trabalhador; Wellington Raulino Jr. – Psicólogo
11h – Ergonomia no trabalho Benefícios x Riscos; Douglas Eduardo Freire Ribeiro
14h – CEO Capela – Os Cuidados com a saúde mental no dia a dia do trabalhador; Wellington Raulino Jr. – Psicólogo
15h – Ergonomia no trabalho Benefícios x Riscos; Douglas Eduardo Freire Ribeiro

30/04
14h – CEO Simão Dias – Os Cuidados com a saúde mental no dia a dia do trabalhador; Elaine Santos de Jesus – Psicóloga
15h – Ergonomia no trabalho benefícios x riscos; Ângela de Jesus Santos – Fisioterapeuta

Fotos: Nucom Funesa

Publicado: 23 de abril de 2024, 16:29 | Atualizado: 23 de abril de 2024, 16:29