Funesa promove capacitação “Acolher é Cuidar” para recepcionistas da Rede da FHS
Com o tema “Acolher é cuidar: atualização em comunicação e relações interpessoais”, 25 recepcionistas de unidades hospitalares da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) de dez municípios participaram hoje, 14, da abertura de mais uma capacitação promovida pelo Núcleo Pedagógico da Coordenação de Educação Permanente da Fundação Estadual de Saúde (Funesa). O evento aconteceu no auditório da Fundação e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Zezinho Sobral, do presidente da Funesa, Adriel Alcântara, da diretora operacional da Fundação, Sandra Martins, da representante da Diretoria Operacional da FHS, Iza Prado, da gestora em Educação Permanente da FHS, Kariamine Santana, e das coordenadora de Promoção à Saúde e Educação Permanente da Funesa, Liliane Trindade e Daniele Travassos.
A ação segue até o dia 11 de maio. As unidades contempladas são: os hospitais, maternidades e Unidades Básica de Saúde dos municípios de Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Estância, Nossa Senhora da Glória, Propriá, Boquim, Capela, Neópolis e o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), na capital.
O secretário Zezinho Sobral falou da importância da qualificação da recepção em uma unidade de saúde, o quanto a entrada é importante no tratamento do paciente.
“Devemos acolher os pacientes e seus familiares como membros da nossa família. Não podem fechar os olhos para aquele irmão que chega em situação de angústia, esperando por um ombro amigo. Que chega a uma unidade de urgência não vai para esperar: ele quer chegar e ser bem recebido. Para isso precisamos a cada dia ampliar os nossos conhecimentos para ter condições de acolher bem e melhor”, enfatizou Sobral.
Segundo informações da Analista Educacional, Paloma Sant’Anna, o objetivo da capacitação é conhecer técnicos de atendimento ao público a partir da articulação entre o serviço e as necessidades do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), além de desenvolver habilidades sociais a partir de boas práticas de comunicação verbal e não verbal e realizar encaminhamentos adequados aos setores e profissionais dos serviços.
A palestrante do primeiro momento Iza Prado destacou os principais temas que serão abordados durante o curso: “O Modelo de Gestão e Atenção ao Usuário”; “Complexo de Regulação”; “Rede Hospitalar da Fundação”; “Humanização e Acolhimento”; “Fluxograma Analisador”; “Problemas com a Comunicação, Controle Social e Ouvidoria nos Hospitais”; “Escuta Ativa” e “Abordagem ao Usuário”.
Adriel Alcântara disse que é imprescindível cursos de capacitação para se oferecer serviços em saúde com mais qualidade. “A qualificação profissional é muito importante na carreira de todos que trabalham na área da saúde. Isso resulta, sem sombra de dúvidas, num melhor atendimento para o paciente. E é justamente com esse viés que a Funesa promove essa capacitação”, disse.
Para a diretora operacional da Funesa, Sandra Martins, essa capacitação pretende qualificar os profissionais que atuam na recepção das unidades hospitalares vinculadas à FHS para o cuidado e atendimento acolhedor e humanizado aos usuários que procuram atendimento na rede hospitalar do estado, utilizando diretrizes e dispositivos da Política de Humanização do SUS e do Controle Social como norteadores do processo de ensino-aprendizagem.
“Dessa forma, é evidente a necessidade de implementação de uma política de formação permanente dos profissionais de saúde, voltada para humanização e trabalho interprofissional com vistas ao aperfeiçoamento do atendimento prestado aos usuários, além de maiores investimentos na construção coletiva de protocolos para melhor comunicação entre os profissionais”, pontuou Sandra.
Para o facilitador Elder Magno, psicólogo e coordenador do Setor de Humanização do Huse, “receber o usuário é o início do processo do cuidado com paciente e seus familiares. Para prestar um trabalho melhor deve se começar bem na entrada e todo serviço vai fluir bem, tudo é uma forma de cuidar, tem que acolher para ser cuidador”.
A recepcionista Rosimara Lima, do Hospital Regional de Tobias Barreto, disse que “é a primeira vez que participa de uma atualização da Rede e espera que outros momentos como esse aconteçam para que ela possa se aprimorar mais na profissão que ela abraçou com carinho e pretende continuar por muito tempo”.
Daniele Travassos, coordenadora da Educação Permanente da Funesa, disse que a recepção de um serviço de saúde deve ser tratada de forma diferenciada dos outros serviços, visto que é o primeiro contato do usuário com o atendimento.
“No caso de uma unidade de urgência, essa necessidade se faz ainda mais evidente, uma vez que o usuário que chega possui uma queixa mais imediata que exige uma maior atenção no primeiro contato. Portanto se faz necessário o constante aprimoramento dos funcionários da recepção a respeito das políticas de humanização, bem como compreender a relação entre o setor da recepção com os outros setores da unidade”, enfatizou.
Publicado: 14 de março de 2016, 18:32 | Atualizado: 14 de março de 2016, 18:32