Funesa participa de lançamento do curso de Educação em Saúde em Brasília

Por Ítalo Duarte

Funesa - educação em saúde BSB (2)A Fundação Estadual de Saúde (Funesa) participou do lançamento do Curso de Especialização, Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Educação em Saúde, realizado entre os últimos dias 12 e 15 de setembro, no Hotel Nacional, em Brasília (DF). Representando a Fundação, estiveram o coordenador da Escola Técnica do SUS em Sergipe (ETSUS/SE), Alessandro Reis, Larissa Sobral, assessora Pegagógica da ETSUS, Eneida Ferreira, coordenadora do Núcleo Telessaúde Sergipe, e Patrícia Feitosa, da Coordenação de Educação Permanente (Coepe).

 

Segundo Alessandro, o curso é uma oferta do Ministério da Saúde (MS) por meio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), dentro do Programa de Avaliação Institucional Educativa. Ele explica que o curso é semipresencial, com encontros nacionais e regionais e na modalidade EAD (Ensino à Distância), na Plataforma Moodlle.

 

“A proposta surge com a necessidade de avaliação a nível nacional dos impactos gerados pela execução do Curso Caminhos do Cuidado, que teve como ênfase o uso de álcool e outras drogas e estava voltado para os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde da Rede de Atenção Básica”, detalhou Alessandro.

 

Ainda segundo o coordenador, em Sergipe o curso foi realizado pela Funesa através da Escola Técnica do SUS, abrangendo todos os 75 municípios, totalizando 4.447 trabalhadores qualificados.

 

Funesa - educação em saúde BSB (1)O curso propõe formar cinco discentes avaliadores no Estado, quatro na Funesa e um na Escola de Saúde do Município de Aracaju. Destes, um articulador que se responsabilizará pela pesquisa de campo para o levantamento nacional.

 

“Para além do conhecimento do impacto gerado pelo projeto Caminhos do Cuidado, após a apreensão do método de pesquisa e avaliação, poderá ser aplicado em outras atividades educativas realizados pelas instituições formadoras, ou seja, um legado que ficará para o território”, completou Alessandro.

 

Ao final de um ano de formação, como produto final, o discente deverá apresentar um Plano de Intervenção Aplicativo e um Trabalho de Conclusão de Curso abordando toda a problemática evidenciada no decorrer da formação.

Publicado: 21 de setembro de 2016, 15:00 | Atualizado: 21 de setembro de 2016, 15:00