Funesa oferece tele-educação aos trabalhadores dos Centros de Especialidades Odontológicas

Por Ítalo Duarte

tele-educação (6)Utilizando ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação por meio do Telessaúde Sergipe, a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) viabilizará para todos os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) estaduais o acesso aos trabalhadores das webpalestras ofertadas inicialmente para a Atenção Primária em Saúde. E a primeira a experimentar a novidade foi a unidade do município de São Cristóvão, nesta quinta-feira, dia 9.

 

No CEO João Garcez, localizado conjunto Rosa Maria, bairro Rosa Elze, foram apresentadas as ofertas do Telessaúde aos profissionais da Centro, que, na sequência, já puderam participar da webpalestra com o tema “Diagnóstico laboratorial, notificação, investigação e diagnóstico clínico das arboviroses”. A próxima atividade já está disponível e trará o tema “Fluxo regulado ao HU e atendimento à Microcefalia”.

 

De acordo com as coordenações do Telessaúde Sergipe e dos CEOs, a ideia surgiu diante da necessidade de atualização para a equipe de especialistas e técnicos dos Centros, que, em tempos de crise, estavam sem ter acesso a essa importante ferramenta, que qualifica e valoriza os trabalhadores na execução diária de suas especialidades.

 

“Estamos iniciando por São Cristóvão, por ser CEO Tipo III, com maior número de profissionais, maior oferta e maior população de referência, 351.596 mil habitantes, que podem utilizar as ofertas quando encaminhadas pela rede de Atenção Primária dos municípios”, pontuou Eneida Ferreira, coordenadora do Telessaúde.

 

O CEO de São Cristóvão funciona atualmente com sete consultórios odontológicos, nos quais 12 especialistas atuam ofertando as especialidades de Endodontia, Periodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Prótese e Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais.

 

Os profissionais, além da oferta do atendimento especializado previamente agendado, participam diariamente na Sala de Espera de atividades de educação, prevenção e promoção à saúde, para os usuários e acompanhantes que ali aguardam.

 

Para a coordenadora dos CEOs, Ana Márcia Menezes Oliveira, “essa atividade também acontecerá nos demais Centros de Especialidade neste mesmo formato convidando os profissionais especialistas da rede CEO para apresentar temas da Odontologia, dentro da especificidade de sua área de atuação, trocando conhecimentos com os demais colegas. Isso será possível porque temos especialistas com pós graduação, mestrado e doutorado, afim de promover o compartilhamento de experiências.”

 

A coordenadora do Telessaúde Sergipe, Eneida Ferreira, comentou que essa iniciativa de articulação entre as coordenações é inovadora, já que a proposta inicial do programa Telessaúde contemplou à distância para a Atenção Primária e, agora, implementa uma nova rede de atenção à saúde com a parceria da COCEO (Coordenação dos Centros de Especialidades Odontológicas).

 

“As ações de tele-educação que já estão consolidadas na APS se ampliam com a perspectiva de que os trabalhadores da Funesa compartilhem conhecimentos entre si, fomentando a educação permanente em saúde, de modo a qualificar ainda mais os serviços à população sergipana”, apontou.

 

A diretora operacional da Funesa, Sandra Ribeiro Alves Martins, e o diretor-geral da Fundação, Adriel Alcântara, acompanharam na transmissão do tele-educação no CEO de São Cristóvão.

 

“A Funesa demonstra com essa ação a valorização que tem para com os trabalhadores que, diariamente, atuam com competência e criatividade e oferecem saúde e cidadania ao nosso povo. É a gestão cuidando do cuidador”, frisou Adriel Alcântara.

 

A Funesa promove a próxima ação de tele-educação ofertada pelo Telessaúde Sergipe no dia 14 de junho, tendo como pauta da transmissão o tema “Prevenção e cuidados com queimaduras”, extremamente pertinente neste período do ano, no qual acontecem festejos juninos com queima de fogos.

 

Mais informações com as coordenações do Telessaúde e dos CEOs, através dos números 3198-3811 e 3205-6423.

Publicado: 10 de junho de 2016, 16:10 | Atualizado: 10 de junho de 2016, 16:10