Fundação Estadual de Saúde retoma programa de estágios

Por meio de parceria com a UFS, a Funesa realiza estágio supervisionado

A Fundação Estadual de Saúde (Funesa) retomou o programa de estágios, por meio de Termo de Cooperação que mantém com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Biblioteconomia e Documentação foram as primeiras áreas contempladas em 2023.

Para a coordenadora de Pesquisa, Extensão e Estágios, Mirian Leite, a retomada do programa de estágios é um momento muito importante, já que desde 2015 não havia estágio viabilizado pela Funesa. “Temos como próximo objetivo retomar a oferta de campo de estágio para outras áreas, como a Odontologia, por meio dos nossos Centros de Especialidades Odontológicas – CEOs, explica a coordenadora.

Ela atenta que a Coordenação de Pesquisa, Extensão e Estágios (Copee) surgiu com a criação da Escola de Saúde Pública de Sergipe – ESP/SE no âmbito da Funesa, em 2020. “Nós temos projetos para firmar novas parcerias com outras instituições de ensino tanto públicas quanto privadas”, disse Mirian Leite.

Supervisão e orientação do estágio 

A bibliotecária da Funesa, Laurides Batista, observa que supervisionar o estagiário é muito importante, porque é nesse momento que a teoria se une à prática e o futuro profissional passa a conhecer toda a parte técnica, funcionamento, catalogação e atendimento ao usuário . “É o contato, de fato, com a profissão”, pontua.

Para o estagiário Fernando Caldas, o estágio na Funesa ganha  importância diferenciada, se integrando a outros serviços. “A instituição demonstra que se importa com profissionais de áreas distintas, não só da saúde. Considero esse um fator importante. Para a minha formação pessoal é excelente porque, nesse momento, a teoria adquirida na universidade se mistura à prática e posso visualizar como deverá ser minha atuação no mercado”, conclui Fernando.

Foto: Ascom SES

Publicado: 18 de julho de 2023, 16:27 | Atualizado: 18 de julho de 2023, 16:27