Fisioterapia auxilia recém-nascidos na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

Na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), uma equipe de profissionais da fisioterapia atua especificamente no Complexo Neonatal, auxiliando o desenvolvimento neuropsicomotor dos pequenos pacientes, otimizando a mecânica respiratória dos recém-nascidos.

“Os recém-nascidos recebem o tratamento adequado para que possam ter um bom desenvolvimento. Os pequenos são avaliados e monitorizados constantemente, tendo em vista a fragilidade e instabilidade desses pacientes”, disse a referência técnica da Fisioterapia da MNSL, Mirelle Santos Brito.

A instituição é composta por 33 fisioterapeutas, que acompanham durante 24h todos os pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), junto à equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, dentre outros.

As possibilidades terapêuticas vão desde auxílio nas intercorrências, abordagem motora e respiratória, a orientação método canguru do auxílio na amamentação – principalmente nos posicionamentos dos bebês e das mães. Todas as condutas fisioterápicas são elaboradas mediante avaliação minuciosa, diagnóstico, quadro clínico e estabilidade do paciente.

A atuação do fisioterapeuta está diretamente relacionada à diminuição da mortalidade e de eventuais sequelas decorrentes da internação e da precocidade de alta hospitalar. “Os pacientes prematuros podem apresentar imaturação dos sistemas neurológico, circulatório, digestivo e respiratório, necessitando de acompanhamento fisioterapêutico especializado e que a atuação do fisioterapeuta na maternidade está diretamente relacionada à diminuição da mortalidade, de eventuais sequelas decorrentes da internação, favorecendo o desenvolvimento adequado dos RNs e facilitando a alta hospitalar precoce”, explica Mirela.

Ela observa que a dedicação, cuidados e amor geram grandes resultados e a evolução dos pacientes. “Desejamos aprimorar cada vez mais o nosso serviço e continuar fazendo a diferença nos cuidados aos nossos recém-nascidos”, concluiu Mirelle.

Publicado: 13 de outubro de 2022, 16:59 | Atualizado: 13 de outubro de 2022, 16:59


Publicações Relacionadas