Final de semana registra atendimentos a 38 vítimas de queda no pronto socorro do Huse
Por Katiane Menezes | Foto: Ricardo Pinho
Durante os finais de semana, a procura por internação no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) continua. Somente no período de 26 a 28 de fevereiro foram registrados 656 atendimentos. Desse total, 106 usuários ficaram internados nas dependências do hospital, de acordo com a classificação de risco. Foram 125 pacientes na ortopedia, 103 na sutura, 147 na pediatria, 183 na Área Azul adulto, além de 15 pacientes atendidos na oftalmologia e 12 pacientes do otorrinolaringologista.
O que mais chamou a atenção foi o quantitativo de vítimas de queda. Em sua maioria, as vítimas eram idosos de 60 a 90 anos. Para se ter uma ideia, nesse final de semana foram registrados 38 pacientes vítimas de queda da própria altura, de telhado, de animais ou de bicicleta.
O diretor clínico do Huse, Marcos Kroger, chama atenção para os cuidados com as crianças e, principalmente, os idosos.
“Cuidado e atenção redobrada. Temos que chamar atenção para esses casos que chegam ao hospital. Os acidentes domésticos envolvendo crianças são grandes e com os idosos são as quedas da própria altura. O quadro clínico de um paciente desse é muito complicado, em sua maioria fraturas de fêmur. É preciso adequar os espaços em casa para garantir segurança e cuidado com crianças e idosos”, explicou.
Os acidentes motociclísticos lideraram as estatísticas com 40 atendimentos neste final de semana. Desse total, 16 ficaram internados. Os acidentes automobilísticos registraram 6 atendimentos e 3 internações. As vítimas de arma branca foram 3 e as de arma de fogo foram registradas 9 pacientes.
Os ambulatórios de retorno, oncologia e radioterapia totalizaram 53 atendimentos neste final de semana. Foram 6 internações no ambulatório oncológico.
Publicado: 29 de fevereiro de 2016, 13:01 | Atualizado: 29 de fevereiro de 2016, 13:01