Evento no Huse discute melhores práticas na prevenção de tratamento de lesões de pele

O evento reuniu profissionais de enfermagem e estudantes e contou com palestras de especialistas em lesão por pressão

O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), por meio do Núcleo de Epidemiologia, Segurança do Paciente e Controle de Infecção (NESPIH), realizou nesta quarta-feira, 8, o III Encontro pela Segurança do Paciente, que teve como temática ‘Melhores Práticas na Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele’. O objetivo da ação é melhorar a assistência ao paciente, reduzindo o tempo de permanência no hospital e capacitando os profissionais para o trabalho de prevenção das lesões por pressão.

O evento reuniu profissionais de enfermagem e estudantes e contou com palestras de especialistas em lesão por pressão. A mestre em Enfermagem e enfermeira do NESPIH, Júlian Albuquerque, afirmou que o evento ocorreu com o intuito de trabalhar a sexta meta de segurança do paciente, que é a prevenção de lesões por pressão. “O nosso objetivo é trabalhar tanto a questão do tratamento quanto a prevenção, para que os profissionais se conscientizem da importância de proteger o paciente, de prevenir e não esperar para que a lesão se desenvolva. Trouxemos aqui os indicadores de lesão por pressão, os fornecedores, as empresas que trabalham com a gente com o propósito de agregar”, explicou.

A enfermeira Ana Lígia Sousa, especialista em estomaterapia, foi uma das palestrantes do evento e destacou a importância das melhores práticas voltadas nas evidências para a prevenção de lesões por pressão. “É extremamente relevante e importante se preocupar com as medidas preventivas e não somente no tratamento. Ter a consciência de que a qualidade da assistência é o indicador de um dever, pois o paciente tem direito à segurança. Então, é algo que o profissional pode se aprimorar no conhecimento para trabalhar com os cuidados preventivos e não somente em tratar as lesões depois de instaladas”, afirmou.

Fotos: Ascom SES

Publicado: 8 de novembro de 2023, 15:29 | Atualizado: 8 de novembro de 2023, 15:30