Estudantes de medicina conhecem estrutura e fluxo da MNSL
Na manhã desta terça-feira, 9, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu a visita de 26 alunos do curso de medicina da Universidade Tiradentes (UNIT), articulação feita através da Psicopedagoga Institucional e Clínica, do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da MNSL, Maria Leoziria Oliveira.
A visita técnica, teve como objetivo mostrar as regras e rotinas da maternidade, através dos projetos: Grupo de Apoio as Instituições de Ensino – GAIE, Grupo de Apoio as Mães das UTINS (GAMU), Grupo de Apoio aos Visitantes e Acompanhantes (GAVA), Doulas da Amamentação, Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e Método Canguru. Os visitantes conheceram a admissão da MNSL, superintendência, setor administrativo, alas de apoio e alas rosa, azul, verde e centro cirúrgico da Unidade.
O professor do curso de medicina, Walter Oliveira de Carvalho, informou que os alunos da UNIT, estão na quarta etapa do curso e que realizam semestralmente visitas técnicas à MNSL como unidade obstétrica de referência para gestação de alto risco, para o conhecimento de uma das importantes unidades integrante da Rede de Assistência à Saúde da Mulher.
“As visitas sempre se refletem em admiração e respeito por parte dos estudantes pelo fluxo de atendimento, além da competência e dedicação demonstradas pelos profissionais de saúde que labutam na instituição”, comentou Walter.
Ele explicou que os estagiários percorreram todo o espaço físico da unidadede para conhecer a estrutura física, a exemplo da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucinco). Os alunos visitaram, ainda, a sala de manejo e conheceram os serviços prestados no local aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Psicopedagoga do NEP, Maria Leoziria observou que durante a visita foram esclarecidas dúvidas, mostrando aos alunos as rotinas de atendimento, os projetos que a instituição oferece e os trabalhos desenvolvidos. Em seguida, eles conheceram também os trabalhos relacionados às boas praticas de humanização do parto, nascimento e amamentação.
“Recebemos e acolhemos os alunos e, em seguida, apresentamos a maternidade através de slides. Falamos dos serviços ofertados, projetos e anexos, como o laboratório, farmácia, lactário, Follow Up e o Banco de Leite Marly Sarney. Comentamos sobre o funcionamento da instituição, qual a sua clientela, horário, cuidados básicos, o que cada ala representa, entre outros procedimentos”, explicou a Psicopedagoga.
A professora Ana Célia Góes disse que a visita possui um caráter especial para os alunos que antes de conhecer a instituição têm uma visão diferente e depois que a conhecem de fato, saem empolgados para fazer obstetrícia ou Neonatologia. “A maternidade é muito organizada, um espaço onde os trabalhos são bem feitos. É fundamental essas visitas para que eles possam conhecer esse espaço de saúde onde futuramente irão desenvolver a parte prática. Uma oportunidade única para que esses estudantes conheçam as atividades e projetos realizados na instituição, disse a professora.
Para a estudante de medicina, Marina Ferreira Magalhães, visitar a maternidade Nossa Senhora de Lourdes, por meio do PIESF, foi uma experiência de suma importância. “Nós, alunos, tivemos a oportunidade de conhecer e entender o funcionamento de uma maternidade de alto risco, sendo necessário ressaltar a organização do hospital, a educação e disponibilidade dos funcionários para com os estudantes”, disse Mariana.
Publicado: 9 de abril de 2019, 16:17 | Atualizado: 9 de abril de 2019, 16:21