Estudantes conhecem o funcionamento da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

Por Morgana Barbosa

estudantes mnsl (5)Promover o conhecimento sobre o serviço público de saúde. Esse foi o principal objetivo da visita de estudantes do ensino médio à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL). O grupo foi incentivado e acompanhado pelo gerente do Programa Estadual de IST/Aids, o médico Almir Santana.

 

 

Na ocasião, a visita contou com a ação voluntária dos jovens para orientar usuários e acompanhantes quanto à importância da utilização de preservativos e de fazer pré-natal corretamente.

 

 

“Muitos desses estudantes expressam a vontade de seguir carreira na área de saúde. Então, essa é uma oportunidade para despertar o interesse pela saúde pública e desmistificar a ideia que geralmente se constrói do serviço, apresentando uma unidade que é modelo em atendimento. A ideia é despertar o olhar desses jovens para uma prática humanística da medicina, assim como oportunizar práticas solidárias”, explica o médico Almir Santana.

 

 

A ação foi conduzida pelo Núcleo de Educação Permanente da unidade. Os alunos foram acolhidos e puderam entender o funcionamento da maternidade, através de explanações e da visita orientada. Divididos em pequenos grupos, os 60 alunos, em dias previamente agendados, puderam percorrer todos os setores.

 

 

“Chamou muito minha atenção o cuidado que os profissionais têm com os pacientes. Há um carinho e dedicação muito grande com as crianças e com as famílias. Além disso, pude ver que eles realmente gostam do que fazem”, revelou Nathália Costa, 17.

 

 

Nathália Barreto, 17, também integrou o grupo e ficou entusiasmada com a visita. “É uma experiência nova, uma prévia para a universidade. Fiquei surpresa com o trabalho humanizado que é desenvolvido aqui dentro. Também achei tudo muito organizado”, conta a estudante que revelou o desejo de ser médica.

 

 

“É importante orientar homens e mulheres sobre a necessidade da utilização do preservativo, também, durante a gestação. Foram disponibilizados lubrificantes, camisinhas femininas e masculinas, além de material informativo”, complementa Almir Santana.

Publicado: 12 de setembro de 2016, 13:57 | Atualizado: 12 de setembro de 2016, 13:57