Enxerga Sergipe realizou 4.863 cirurgias oftalmológicas ao longo de um ano
Ainda neste mês, estão previstas mais 500 novas cirurgias pela regional de Lagarto
Muitas histórias de superação foram contadas ao longo de um ano, desde o lançamento do Enxerga Sergipe, em junho de 2023. Até o momento, 4.863 pacientes tiveram o bem-estar, qualidade de vida e a saúde ocular restaurados pelo programa do Governo do Estado, que tem a intenção de reduzir o tempo de espera pelos procedimentos oftalmológicos.
Das cirurgias realizadas, 1.450 foram de catarata e 160 de pterígio pela regional de Nossa Senhora de Socorro, 1.608 procedimentos da regional de Itabaiana, 912 de Estância, 390 de Lagarto e 343 de Propriá. São esperadas ainda para este mês mais 500 novas cirurgias, que estão previstas para serem realizadas nos dias 27 e 28, pela regional de Lagarto.
“No primeiro momento, as sete regiões de saúde optaram por realizar os procedimentos de catarata, pois ela cega. Já o pterígio gera incômodo devido ao surgimento da carnosidade no olho, que vai cobrir o globo ocular, mas que não compromete a visão”, explicou a coordenadora do programa na Secretaria de Estado da Saúde (SES), Cláudia Pardo.
Histórias de esperança
A alegria de poder enxergar de forma nítida é uma das vontades mais expressivas dos pacientes. O motorista José de Oliveira, de 59, contou que o processo até a realização de sua cirurgia foi muito rápido. “É um alívio muito grande saber que estou solucionando a catarata. Como motorista profissional, a visão turva e embaçada estava me impedindo de trabalhar e, consequentemente, prejudicando a minha renda. Mas, agora estou livre desse problema”, relatou.
Quem também foi beneficiada pelo programa foi a aposentada Maria de Nazareth de Barros, 69, que expressou a dificuldade de realizar atividades do cotidiano, mas se encheu de esperança pela realização do procedimento. “A minha visão começou a ficar turva e procurei um serviço de saúde, onde foi constatada a necessidade de cirurgia. Sinto muita dificuldade devido à catarata em realizar tarefas simples do dia a dia como catar o feijão, além de já ter tropeçado algumas vezes, mas agora sei que tudo isso vai melhorar”, disse.
Acesso
O Enxerga Sergipe é uma parceria do Governo do Estado com os municípios sergipanos, empenhados em devolver conforto e comodidade à população que sofre com problemas oftalmológicos como a catarata, que é uma das causas mais frequentes da diminuição ou perda da visão.
Para ter acesso ao Enxerga Sergipe, o paciente precisa ser diagnosticado com catarata ou pterígio por um médico oftalmologista, seja em consulta pública ou privada, e procurar a Secretaria da Saúde da cidade em que reside, para que seja atendido nos municípios sedes das regiões de saúde.





Fotos: Flávia Pacheco
Publicado: 17 de junho de 2024, 12:48 | Atualizado: 17 de junho de 2024, 12:48