‘Enxerga Sergipe’ inicia cirurgias de catarata em Japoatã
Nesta primeira etapa do programa, mais de 200 pessoas serão operadas, levando bem-estar e qualidade de vida para a população
O ‘Enxerga Sergipe’ deu início nesta quinta-feira, 20, às cirurgias de catarata e pterígio na Unidade Mista de Saúde, Drª Angélica Guimarães, no município de Japoatã, baixo São Francisco. O programa é uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios sergipanos e prevê mais de seis mil cirurgias em todo o estado, a fim de reduzir a fila de espera de cirurgias oftalmológicas da população cadastrada no Sistema Único de Saúde (SUS). A catarata é a perda de transparência da lente natural do olho, deixando a visão ficar opaca. Já o pterígio é uma degeneração na membrana transparente do olho denominada de conjuntiva.
O secretário da Saúde Walter Pinheiro acompanhou o primeiro dia do ‘Enxerga Sergipe’ e destacou a importância do programa para a população. “É gratificante acompanhar a concretização do programa do Governo do Estado de perto, onde mais de 200 pessoas serão operadas neste início. Graças aos esforços do governador Fábio Mitidieri podemos levar mais saúde e qualidade de vida à população de Sergipe”, disse o secretário.
Considerada de baixa complexidade, a cirurgia de catarata e pterígio é realizada em poucos minutos, não sendo necessária a internação do paciente. A alta também é dada logo após o procedimento, sendo preciso apenas seguir as orientações pós-cirúrgicas para uma boa recuperação.
A dona de casa Deuzinha Santos, de 74 anos, moradora do município de Cedro de São João, baixo São Francisco, foi a primeira paciente a realizar a cirurgia e contou um pouco da sua história. “Tinha quatro anos que vinha com esse problema e estou muito feliz em realizar a cirurgia do meu olho direito, além da satisfação em fazer parte deste programa, que é em benefício da população. O melhor de tudo é que o procedimento foi rápido e não doeu nada, então sou grata ao Governo do Estado por voltar a enxergar”, destacou.
Serviço
Em dois dias da primeira etapa do programa, foram ofertadas mais de 200 cirurgias de catarata, que contemplam 15 municípios sergipanos do baixo São Francisco. O autônomo, Agostinho Silva Filho, 67 anos, agradeceu a oportunidade de participar do ‘Enxerga Sergipe’. “Primeiramente agradeço a Deus e ao Governo do Estado por trazer serviços da saúde para perto da população. Antes eu fazia de tudo um pouco e há um ano e meio comecei a apresentar o problema de catarata, onde tudo mudou na minha vida. Mas agora que fiz o procedimento, consigo enxergar e voltar aos pouquinhos com minhas atividades”, contou o autônomo.
Antes da realização da cirurgia, os municípios enviam a lista com os nomes dos pacientes e a triagem é marcada, a fim de saber se as pessoas estão aptas para a realização do procedimento. Após a cirurgia, são encaminhados para orientações do pós-operatório. “Fiquei muito feliz em ter sido chamada para fazer a triagem. Desde 2020 que aguardo ansiosa para fazer esta cirurgia e agora me sinto bem por ter feito o procedimento. Minha catarata estava muito grande, mas foi tudo tranquilo e agora é recuperar e seguir as orientações”, disse a dona de casa, Rita Leite, de 70 anos.
Foto: Mário Sousa
Publicado: 20 de julho de 2023, 19:30 | Atualizado: 25 de julho de 2023, 15:49