Entrega de certificados destaca trajetória de servidores na comemoração de 39 anos do Huse
Um dos momentos mais simbólicos foi a inauguração do painel fotográfico no corredor principal da unidade, reunindo rostos que fizeram, e fazem, parte da construção da unidade
Um encontro de memórias, gratidão e reconhecimento marcou a celebração dos 39 anos do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), realizada nesta sexta-feira, 28, no Auditório da unidade. O momento reuniu servidores, autoridades e convidados em uma solenidade que homenageou quem dedica, há décadas, sua trajetória ao cuidado da população sergipana.
A programação trouxe elementos que despertaram emoção no público, como a exibição de imagens históricas do hospital, depoimentos de profissionais que acompanharam diferentes fases da instituição e a entrega de certificados a colaboradores admitidos em novembro de 1986. Os profissionais seguem atuando na assistência e nos serviços internos do Huse, representando os demais colaboradores que também prestam serviço há quase quatro décadas.
Um dos momentos mais simbólicos foi a inauguração do painel fotográfico no corredor principal da unidade, reunindo rostos que fizeram, e fazem, parte da construção do Huse. O espaço passa a representar não apenas memória, mas também pertencimento, união e o espírito de equipe que sustenta a instituição há quase quatro décadas.
Entre os homenageados, a técnica de laboratório Maria Lúcia Zica, que chegou ao Huse em 1986, deu voz à emoção compartilhada por muitos. “Estou muito feliz e emocionada. Aqui ninguém quer sair, quem sai, chora. Vi muitas mudanças, muitas reformas. A pediatria onde eu trabalhava já é outra, tudo evoluiu. O hospital está sempre se transformando”, afirmou.
Para o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, a data reafirma a importância da unidade para a saúde pública de Sergipe. “Celebrar os 39 anos do Huse é reconhecer a grandeza deste hospital, que vem passando por uma profunda transformação neste governo. Já são mais de 50 milhões de reais investidos e, principalmente, milhares de vidas acolhidas e salvas. Que venham muitos avanços pela frente”, destacou.
O superintendente do Huse, Roberto Gurgel, que integra a instituição desde a sua fundação, também enfatizou o papel dos servidores na consolidação da unidade. “O Huse passou por muitas mudanças, todas voltadas para o bem-estar da comunidade. Nada disso seria possível sem o compromisso dos nossos funcionários. Hoje, celebramos o aniversário do Huse, mas essa comemoração pertence a todos eles. Aprendi demais aqui. Muitos profissionais queridos já se foram, e esta homenagem também é para eles”, disse.
Histórico
A estrutura física do Huse foi inaugurada em 7 de novembro de 1986 e passou a funcionar efetivamente em 2 de fevereiro de 1987. Maior hospital público do estado, é referência em assistência de média e alta complexidade e porta aberta para urgência e emergência.
Entre os marcos históricos estão: a inauguração da CTI Pediátrica e da Ala de Internamento do Pavilhão Superior (1995); o Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite (1996); o Centro de Trauma (1997); a Unidade de Tratamento de Queimados (2003); e criação do Centro de Nefrologia Dr. Lucilo da Costa Pinto, em 2018. As conquistas mais recentes incluem a implantação do Centro de Hemodinâmica Dr. José Augusto Soares Barreto, em 2025, além da troca integral das macas do Pronto-Socorro e aquisição de equipamentos de alta tecnologia, como ressonância magnética e três tomógrafos.















Fotos: Felipe Goettenauer
Publicado: 28 de novembro de 2025, 17:05 | Atualizado: 28 de novembro de 2025, 17:05