Enfrentamento do Zika Vírus foi tema da primeira assembleia do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde
Por Acácia Mérici
* com informações do Conass
Em mais uma importante agenda em Brasília para firmar projetos de fortalecimento à Saúde de Sergipe, o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, participou nesta quarta-feira, 24, da primeira Assembleia Extraordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) de 2016. O evento teve como foco o debate amplo sobre o Zika Vírus e as perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS) em tempos de crise.
Acompanhado pelo diretor de Atenção Integral à Saúde da SES, João Lima Júnior, José Sobral e os gestores Estaduais conversaram sobre as propostas de enfrentamento do mosquito Aedes aegypti e das arboviroses. O tema também foi ministrado por diversos especialistas convidados, entre eles, o professor Eugênio Vilaça, odontólogo e especialista em Planejamento de Sistema de Saúde, que abordou sobre “Desafios e perspectivas do SUS em tempo de crise”.
Além de parabenizar o palestrante, o secretário José Sobral reafirmou o seu compromisso em qualificar no estado de Sergipe a discussão de Redes de Atenção à Saúde (RAS), visando fortalecer o Processo de Regionalização da Saúde, tendo a Atenção Primária em Saúde (APS) como verdadeira Coordenadora das Redes, dando à APS as condições necessárias para exercer a liderança que lhe cabe dentro do sistema.
“Em tempos de crise, precisamos estimular nossas equipes de gestores da Secretaria de Estado da Saúde a buscar agendas estratégicas que possam contribuir com a melhoria da qualidade e eficiência do SUS, sem ter a perspectiva, a curto prazo, de aumento de financiamento”, registrou José Sobral.
Ainda de acordo com o gestor sergipano, “o SUS é complexo e a governança está ligada a uma responsabilidade tripartite no contexto da gestão! Esses debates são de extrema importância para que todos os gestores possam elaborar uma agenda de enfrentamento da crise da saúde com foco no financiamento. É preciso pensar e agir diariamente no aprimoramento da eficiência e da qualidade da gestão para que a assistência ao usuário do SUS seja cada vez mais fortalecida”.
Durante a Assembleia, outra pauta em debate foi a cooperação entre o Conass e o Tribunal de Contas da União (TCU). O secretário de Controle Externo da Saúde do TCU, Marcelo Chaves, apresentou o levantamento de governança e gestão em saúde que o tribunal realizará com Estados e Municípios.
Já nesta quinta-feira, 25, o secretário de Estado da Saúde participará de uma reunião no Ministério da Saúde, coordenada pelo secretário executivo, Agenor Álvares, e que terá a presença dos demais secretários do Ministério. Entre os temas discutidos estarão ações para intensificação do apoio do Ministério da Saúde ao diagnóstico e monitoramento da assistência prestada às crianças com microcefalia nos estados.
Publicado: 24 de fevereiro de 2016, 18:42 | Atualizado: 24 de fevereiro de 2016, 18:42