Enfermeiro do Huse tem artigo aprovado em revista científica da área da saúde

Enfermeiro do Huse tem artigo aprovado em revista científica da área da saúde

O enfermeiro Leoaldo Santana, que atua no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), teve seu artigo aprovado e publicado em um dos principais veículos de publicação científica na área da saúde no Brasil. Com o título ‘conhecimento e capacitação dos enfermeiros acerca dos cuidados paliativos’, o texto foi divulgado na Revista Eletrônica Acervo Saúde (REAS) no final de abril deste ano.Leoaldo, que atua no Centro de Oncologia do Huse, iniciou seu estudo em julho de 2022. A pesquisa teve como objetivo promover uma análise sobre a necessidade de implantação de conteúdos específicos de estudo e capacitação acerca dos cuidados paliativos, visando proporcionar uma assistência de qualidade aos pacientes terminais. 

“O trabalho foi iniciado após perceber que há uma certa deficiência, até mesmo de literatura, relacionada à autonomia da enfermagem diante de pacientes paliativos. Essa carência é percebida ainda na formação acadêmica, que não contempla esse tipo de conhecimento. A realização da pesquisa, então, se justifica pela necessidade de os enfermeiros conhecerem e tornarem-se capacitados para exercer uma assistência de qualidade para os pacientes paliativos, uma vez que as doenças crônicas não transmissíveis e as neoplasias metastáticas têm se tornado cada vez mais frequentes”, explica o Leoaldo Santana.

Há cinco anos trabalhando no Centro de Oncologia da unidade hospitalar, o enfermeiro, que também é mestre em Ciências da Educação e especialista em Oncologia, Urgência, Emergência e Centro Cirúrgico, acredita que o estudo poderá ser utilizado para subsidiar novas reflexões sobre o tema. 

“O intuito da produção acadêmica foi despertar para a necessidade de ter uma atenção qualificada e especializada para os pacientes terminais, que, em virtude das enfermidades, precisam de cuidados especiais. Que esse estudo sirva, então, de base para que o profissional da enfermagem busque o aprimoramento profissional com base nessa especifidade”, finaliza Leoaldo Santana.

Sobre a REAS

A Revista Eletrônica Acervo Saúde (REAS) é uma publicação científica que tem como missão proporcionar o desenvolvimento de produções científicas do Brasil. Suas publicações são mensais, de fluxo contínuo. O artigo científico está disponível no link https://doi.org/10.25248/reas.e12606.2023

Publicado: 4 de maio de 2023, 09:25 | Atualizado: 4 de maio de 2023, 09:25