Emoção e alegria marcam visita de pacientes do Enxerga Sergipe à Vila do Natal Iluminado

Governo do Estado criou o Enxerga Sergipe com o objetivo de devolver qualidade de vida aos sergipanos que sofrem com problemas de catarata

Olhos vidrados, luzes brilhando e muita emoção. Olhos que não enxergavam bem há muito tempo passaram a ver com riqueza de detalhes os símbolos natalinos na noite desta quarta-feira, 20, quando pacientes operados por meio do programa Enxerga Sergipe, do Governo do Estado, viram pela primeira vez, após a cirurgia, a decoração da Vila do Natal Iluminado, na Orla da Atalaia, em Aracaju.

A dona de casa Rita Maria Bezerra, de 64 anos, foi uma das pacientes que sofria com problema de catarata, e atividades básicas do dia a dia, como ler, já não eram mais possíveis de serem realizadas devido à visão turva. “Estou muito feliz de estar na Vila do Natal, pois agora consigo enxergar completamente depois que realizei minha cirurgia de catarata. Me sinto realizada porque consegui recuperar minha qualidade de vida. Sou só gratidão”, contou. 

Maria Verônica Ferreira, 64, também visitou a vila e contou sobre a experiência emocionante e única de voltar a enxergar. “Para mim, essa ação foi maravilhosa, porque eu nunca passei por isso, e hoje estou aqui alcançando. Estou muito feliz e agradeço a Deus esta oportunidade de ter recebido esse convite e ter vindo ver esta coisa tão linda que é o período de Natal”, ressaltou. 

Quem também ficou muito feliz com a decoração e as atrações natalinas da Vila do Natal Iluminado foi a aposentada Vanira Vieira Santos, 74, que não enxergava bem com o olho direito. “A realização da minha cirurgia me permitiu mais qualidade de vida. Me incomodava há um tempo a visão turva para os afazeres de casa, e hoje me sinto realizada por ter sanado meu problema de catarata, o que me proporciona ser ainda mais feliz vendo tudo”, enfatizou.

Os pacientes visitaram cada atração da Vila do Natal Iluminado, como a pista de patinação no gelo, as belezas do artesanato sergipano na feirinha de economia solidária, a culinária local e a decoração natalina que ilumina e embeleza ainda mais a Orla de Aracaju durante todo o mês de dezembro.

Enxerga Sergipe

O Enxerga Sergipe é uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios sergipanos, contemplando as regiões de saúde de Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itabaiana, Propriá e Lagarto. 

Os procedimentos cirúrgicos foram iniciados no mês de julho de 2023 e chegaram à marca de 2.745 de cirurgias de catarata realizadas. Desse total, 733 foram pela Regional de Nossa Senhora do Socorro; 914 pela Regional de Itabaiana; 340 pela Regional de Lagarto; 579 de Estância e 179 da Regional de Propriá. 

Vila do Natal Iluminado

Em uma parceria entre Governo de Sergipe e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), com apoio da Energisa, a Orla da Atalaia, em Aracaju, recebe pela primeira vez a Vila do Natal Iluminado. A programação tem o objetivo de proporcionar aos visitantes de dentro e de fora de Sergipe a experiência inédita de um período natalino em um dos principais cartões-postais do estado.

Com ambientação temática, a vila conta com pista de patinação no gelo, roda-gigante, trenzinho, carrossel, igreja cenográfica, presépio, árvore de Natal de LED e espaço instagramável. A estrutura também integra espaço de alimentação com bares e lanchonetes, economia solidária e comercialização de artesanato.

Fotos: Flávia Daniela e Mário Sousa

Publicado: 20 de dezembro de 2023, 21:53 | Atualizado: 21 de dezembro de 2023, 08:35