Educação Permanente: equipes do Samu participam de simulação envolvendo múltiplas vítimas
Por Manuela Penacal
O fim de semana foi ainda mais agitado para a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu 192 Sergipe) que, no domingo, 28, participou da simulação de atendimento de urgência realizado em parceria com Hospital São Lucas.
A iniciativa integra o Plano de Atendimento a Múltiplas Vítimas no Ambiente Intra-hospitalar da unidade e contou com o apoio do Samu.
Além do suporte logístico para montagem do cenário, o serviço contribuiu realizando o atendimento pré-hospitalar.
O evento aconteceu em um cenário que simulou o desabamento do teto da recepção da clinica de diagnóstico. A ocorrência envolveu 21 vítimas, entre elas uma gestante que deu a luz durante o atendimento. Desse total, quatro foram classificadas como vermelhas, dez amarelas e sete verdes.
“O treinamento prepara as equipes para as mais variadas situações já que, em casos reais, é o Samu que realiza o atendimento pré-hospitalar das vítimas”, aponta o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu, Ronei Barbosa
“A participação do Samu é fundamental em todo o processo”, avaliou Hilton de Lima Ribeiro, consultor técnico do Hospital. “A dinâmica do plano da unidade depende do atendimento pré-hospitalar realizado pelo serviço, que faz a triagem e estabilização do paciente, encaminhando-o para o atendimento intra-hospitalar”, complementa.
A duração total do evento, desde o acionamento até o transporte da última vítima até o hospital São Lucas, foi de duas horas. A iniciativa também contou com a participação do Corpo de Bombeiros.
Para a simulação, o Samu disponibilizou duas Unidades de Suporte Avançado (USA) e uma Unidade de Suporte Básico (USB).
Publicado: 29 de agosto de 2016, 19:03 | Atualizado: 29 de agosto de 2016, 19:03