DST/Aids: Sergipe realiza ação inédita durante passagem da Tocha Olímpica

Por Morgana Barbosa

dst_tocha_olimpica (2)Durante a passagem da Tocha Olímpica por Sergipe, no dia 28 de maio, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa Estadual DST/Aids, promoveu uma iniciativa inédita no país. Em um esforço preventivo contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis, o evento recebeu, no Município de Canindé do São Francisco, ações que chamaram a atenção do público para a importância do uso de preservativos.

 

Por meio da Unidade Móvel “Fique Sabendo”, também foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites. A ação  contou com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde de Canindé.

 

“Associamos a passagem da Tocha Olímpica por Sergipe, um evento internacional de grande importância, com a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis”, revela o gerente do Programa Estadual DST/Aids da SES, o médico Almir Santana.

 

Entre as ações esteve a divulgação dos preservativos, de maneira inusitada. Com um figurino alusivo à “camisinha”, Almir Santana percorreu os espaços destinados ao evento de recepção à Chama Olímpica no município e interagiu com o público para promover conscientização de forma diferenciada.

 

Já a Unidade Móvel “Fique Sabendo” foi instalada no Forródromo da cidade, onde houve programação musical em comemoração à passagem do Fogo Olímpico. Na ocasião foram realizados 120 testes rápidos, com registro de 2 reagentes para Sífilis e nenhum para  HIV.

 

Além de Canindé de São Francisco, aconteceram ações educativas no município de Propriá, última cidade sergipana pela qual passou a Chama Olímpica. A iniciativa contou com o trabalho da equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que desenvolveu as  atividades na Orla do município. Lá foi realizada panfletagem com material educativo e foram distribuídos preservativos e porta camisinhas.

 

Eventos mundiais

 

Não é a primeira vez que a Secretaria de Estado da Saúde, através do Programa Estadual DST/Aids, desenvolve ações preventivas contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis em eventos mundiais.

 

A Unidade Móvel “Fique Sabendo” realizou 6000 testes rápidos de HIV em Salvador/BA, durante a Copa do Mundo no Brasil. Dos testes realizados, 60 foram positivos. A ação aconteceu com sucesso através da parceria entre a SES de Sergipe e Secretaria Municipal da Saúde de Salvador. A unidade foi instalada na região do evento “Fanfest”, que compôs a programação desenvolvida durante a Copa. No local houve realização de shows e exibição dos jogos.

 

Segundo o gerente do Programa Estadual DST/Aids, Almir Santana, essa foi a campanha de Copa do Mundo que mais realizou testes de HIV.

 

“É importante desenvolver ações educativas e realizar testes durante eventos de massa”, ressalta o médico Almir Santana.

 

Tocha Olímpica

 

O símbolo dos Jogos Olímpicos chegou a Sergipe no dia 28 de maio e o primeiro município que o recebeu foi Canindé do São Francisco. No município ele foi conduzida de barco até os cânios de Xingó e, em seguida, foi levado para a sede da cidade, onde teve início o revezamento.

 

A Tocha também passou pelas cidades de Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Aracaju e Propriá, deixando Sergipe no domingo, dia 29.

Publicado: 31 de maio de 2016, 18:29 | Atualizado: 31 de maio de 2016, 18:29