Doadores de Capela reforçam parceria com a doação de sangue no Hemose

Por Rosângela Cruz 

hemose - junino (3)Uma iniciativa do funcionário público José Luciano, que é mantida há seis anos, mobiliza servidores e a população do município de Capela, distante 67 quilômetros de Aracaju, para contribuir com o serviço de doação de sangue. Nesta terça-feira, 21, um grupo com 24 voluntários decidiu apoiar a causa no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).

 

A enfermeira Darcyana Costa Lisboa é doadora regular e ajuda nas ações de incentivo a adesão do serviço. ”Sempre comento nos grupos e nas reuniões em nosso município sobre a necessidade de está ajudando a salvar vidas. Para participar das campanhas  é necessário ter boa vontade”, disse.

 

Esta edição reuniu colaboradores que doaram sangue pela primeira, a exemplo do dentista Gustavo Marques Sobral dos Santos. “A campanha é importante e, por isso, somei aos colegas que trabalham na pasta da Saúde em Capela. Tinha vontade, mas não tive o estimulo. Na próxima doação, daqui a três meses, convidarei os familiares”, declarou o profissional.

 

Na pré-triagem, setor onde é verificado o peso, altura, mediação de pressão arterial e o teste do hematócrito, para checar o nível do ferro no sangue, a agente de saúde, Maria Genilde dos Santos Andrade aproveitou para tirar dúvidas sobre o serviço. Ela revelou que sempre teve o desejo de doar, e depois que tomou conhecimento do processo se estimulou. ”Para quem nunca doou sangue, sempre surgem muitas dúvidas. Acho que foi esse, o motivo que não vim antes”, justificou.

 

Quem pode doar?

 

Candidatos com boa saúde, peso acima de 50 Kg, idade entre 16 a 69 anos. Menor de idade só com a apresentação do termo de autorização dos pais ou responsável legal.  Também é necessário apresentar um documento oficial com foto, válido em todo território nacional. O homem pode doar a cada três meses e a mulher a cada quatro meses. No dia da doação, o candidato a doador, deve comparecer ao serviço bem alimentado. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 21 de junho de 2016, 18:40 | Atualizado: 21 de junho de 2016, 18:40