Doação de órgãos: I Simpósio Doe Vida acontece neste Sábado, 1°
O evento contará com palestras sobre transplante de córnea, panorama da doação de órgãos no estado, transfusão de sangue e doação de medula óssea
Objetivando conscientizar alunos e profissionais da área de saúde sobre a importância da doação de órgãos, será realizado o I Simpósio Doe Vida, fruto do projeto de Extensão da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A Central de Transplante de Sergipe, da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apoia a iniciativa que será no Sábado, 1°, às 7:30, no auditório do Colégio Amadeus. A ocasião contará com palestras de profissionais que atuam na área.
De acordo com o coordenador da Central de Transplante de Sergipe, Benito Fernandez, os acadêmicos de medicina observando os dados de doação de Sergipe tomaram a iniciativa para que houvesse uma maior divulgação para conscientizar os profissionais e estudantes da área.
“Eles estão de parabéns pela iniciativa, a doação de órgão é um bem comum para a sociedade, não é apenas um ato de amor, mas também de cidadania. Precisamos mostrar a importância. Quando a gente morre o corpo é sepultado e vai se decompor, não irá beneficiar ninguém, mas nesse momento você tem oportunidade de salvar outras pessoas. Então sensibilizado com isso, com fato de Sergipe ter 75% de negativa familiar, eles estão desenvolvendo eventos para educar a população, tentando mudar essa cultura da não doação. Queremos estar no patamar de igualdade com os outros estados brasileiros”, destaca Benito.
A iniciativa do simpósio surgiu para apoiar e somar ao trabalho da Central de Transplante, conta o acadêmico João Quintiliano. “Buscaremos expandir e abranger os acadêmicos que tem um déficit no ensino da doação de órgãos. Além disso, destacaremos a importância do processo para sensibilizar quem vai trabalhar com isso na área da saúde. É importante saber como repercute na vida das pessoas, nas famílias que vão receber, nas que estão doando. Estamos dentro da Universidade e queremos ser um canal mais direto para os alunos da área da saúde”, enfatiza.
Segundo a acadêmica Julia Salgado serão realizadas cinco palestras. “O simpósio contará com palestras sobre transplante de córnea, panorama da doação de órgãos no estado, transfusão de sangue e doação de medula óssea, e por fim uma palestra sobre o diagnóstico de morte encefálica. Como são palestras voltadas ao pessoal da área da saúde, queremos que entendam melhor como é o processo desde o diagnóstico até a doação e o transplante”, conclui.
Programação:
Panorama do processo de doação e transplante de órgão aplicado a realidade de Sergipe – Enf. Benito Fernandez, coordenador da Central de Transplante de Sergipe
Primeiro transplante realizado no Hospital Universitário UFS e transplante de Córnea – Dr. Cristiano Mendonça, Oftalmologista
Diagnóstico de morte encefálica – Dr. Rilton Moraes, Neurocirurgião
Transplante e doação de Medula óssea – Dr. Carlos Guimarães Hematologista
Doação de sangue e hemotransfusão – Dr. Carlos Guimarães, Hematologista
Depoimento e Relato profissional – Enf. Andrezza Lima, Projeto Sou Doador
Publicado: 28 de maio de 2019, 14:40 | Atualizado: 28 de maio de 2019, 14:42