Dia Mundial da Saúde é celebrado com ações educativas e oferta de serviços

Por Luiza Sampaio

 

Um circuito montado na Praça General Valadão, com a apresentação e oferta de diversos serviços, chamou atenção para o Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje, 7 de abril. A ação, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), contou com a parceria dos movimentos sociais, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do trabalho, dos Direitos Humanos e Juventude (SEIDH), Embrapa Tabuleiros Costeiros e Secretaria de Saúde de Aracaju. A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e Fundação Estadual de Saúde (Funesa) também marcaram presença.

 

Várias atividades foram realizadas simultaneamente, inclusive um bate-papo com a população sobre saúde mental, o uso de álcool e outras drogas, bem como os as consequências e efeitos dessa utilização.

 

“A intenção foi tentar responder os questionamentos das pessoas, abordando a importância da integração social e do autocuidado, além do trabalho realizado a partir da necessidade particular de cada usuário, disponibilizando toda a rede SUS de Sergipe”, informou a coordenadora de Atenção Psicossocial, Sony Petris.

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) também participou da ação, realizando uma blitz educativa em frente ao prédio da Secretaria. Foram distribuídos panfletos da campanha ‘Sou Amigo do Samu – Não Passo Trote’, que vem sendo desenvolvida pelo órgão desde o ano passado, como informou a superintendente Glícia Ramos.

 

“Já obtivemos ótimos resultados, reduzindo o índice de trote pela metade. Hoje, registramos 23% das ligações como falsas. Esse contato com as pessoas é muito importante para não deixar a iniciativa esfriar”, avaliou.

 

Teste Rápido e Aedes

 

A Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’, do Programa Estadual de DST/Aids, estava estacionada na praça ofertando teste rápido para Sífilis, HIV e Hepatites B e C. Foram 100 exames para cada doença.

 

“O resultado é sempre muito positivo quando levamos à unidade até as pessoas, pois, às vezes, o que dificulta a realização de exames de saúde é a falta de tempo das pessoas. Tivemos uma grande adesão dos trabalhadores do comércio, que foram impulsionados pela facilidade e fizeram o teste rápido”, afirmou Almir Santana, gerente do programa Estadual de DST/Aids da SES.

 

O combate ao mosquito Aedes aegypti e as consequências das três doenças causadas por ele (Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus), também fizeram parte da programação, inclusive com destaque à Microcefalia.

 

Além disso, foram realizadas rodas de conversa sobre a Influenza A (H1N1), campanha de doação de sangue, vigilância sanitária, qualidade da água, acesso e qualidade na assistência, tabagismo, banco de medula óssea, automedicação e uso racional de medicamentos.

 

“Saúde se faz todos os dias com ações de prevenção. O cuidado com a nossa saúde e de nossa família inicia dentro de casa e realizando boas práticas de cuidado, fazendo os testes e exames com frequência, zelando pela alimentação. Assim, ficaremos livres de algumas doenças. Todas as equipes estão de parabéns por esta ação especial onde celebramos o Dia Mundial da Saúde. A participação da população superou nossas expectativas”, pontuou Conceição Mendonça, secretária de Estado da Saúde.

Publicado: 7 de abril de 2016, 17:33 | Atualizado: 7 de abril de 2016, 17:33