Dia das mães é comemorado com apresentação clássica na pediatria do Huse

Por Katiane Menezes

dia_das_maes_HUSE (6)Foi num clima de alegria e emoção que nesta sexta-feira, 6, a Unidade Pediátrica Dr. José Machado de Souza, do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), antecipou as comemorações ao Dia das Mães, celebrado no próximo domingo, dia 8. A homenagem contou com a presença do Quinteto de Cordas, formado por músicos da Orquestra Sinfônica de Sergipe, e reuniu pacientes, familiares, voluntários e funcionários da unidade, que se emocionaram com o repertório tocado pelos músicos.

O evento faz parte da programação especial para as mães, que teve início na última terça feira, 3, com uma missa especial. De acordo com a coordenadora da pediatria do Huse, Cristiane Barreto, uma forma de acolhimento para muitas que vão passar o dia delas acompanhando os filhos internados. “É importante este acolhimento, tanto para as mulheres que passarão o domingo cuidando dos seus filhos internado, quanto para as nossas servidoras, que estarão de plantão na unidade, prontas para ajudar. Que deus possa abençoar cada uma delas”, ressaltou.

As mulheres acompanharam a apresentação e se emocionaram com a homenagem. A dona de casa Aparecida Santos, 32, estava coma filha, Stefany Santos, 11, internada há dois meses para tratamento renal. “Que apresentação mais linda. Estávamos precisando de uma homenagem como essa, que nos enche de emoção e traz paz ao coração. Que eles venham mais vezes”, declarou.

Com uma anemia falciforme, Maria Gabriela Santos, 3, está internada para iniciar o tratamento. Por isso, a mãe dela, Jocicléia Menezes, já sabe que vai passar o Dia das Mães acompanhando a menina na unidade. “Isso faz parte quando a gente escolhe ser mãe. Quero ver minha filha bem e curada, isso é o que importa. Essa homenagem está linda e acalma o coração”, disse a estudante.

Para a auxiliar de enfermagem da pediatria, Eliane Santos, uma emoção jamais sentida. “Que apresentação mais linda, músicas clássicas e que tocam realmente o coração. Não poderiam ter preparado homenagem mais bonita. Eu, particularmente, adorei. Tenho certeza que a emoção contagiou todas as pessoas presentes”, declarou.

Parceria

A parceria da secretaria de Estado da Cultura foi fundamental para viabilizar a presença dos músicos no hospital e integrar a todos. Para o assessor técnico da Pediatria, Jardel Macedo, arrancar um sorriso, um gesto tão simples, dentro de uma unidade hospitalar, é um ato de amor e humanização.

“Não poderíamos deixar passar em branco uma data tão especial. Esse é um momento que as mães estão frágeis e necessitando de carinho, então providenciamos essa atividade para afirmar o quanto é importante pra gente vê-las com um sorriso no rosto e a esperança aflorada. Quero desejar um feliz dia das mães para todas essas mulheres guerreiras, que lutam, diariamente, pela saúde dos seus filhos, além das nossas servidoras (mães) que estarão de plantão no dia”, concluiu.

Publicado: 6 de maio de 2016, 17:28 | Atualizado: 6 de maio de 2016, 17:28