Dentro da normalidade, MNSL registra 77 atendimentos e 42 partos

Dentro da normalidade para um fim de semana, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) assegurou atendimento a 77 usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), durante os dias 11 e 12 de agosto, com 34 internamentos, 36 atendimentos com altas e sete transferências durante o período. A unidade é habilitada para a resolução de casos que envolvem gestantes de alto risco. É o que informou a coordenadora do Pronto Socorro da MNSL, Lourivânia Oliveira Melo Prado.

Lourivânia Prado, explicou que o atendimento se manteve dentro da normalidade. ‘’A MNSL trabalha com sistema de classificação de risco, em que as gestantes são avaliadas, transferidas ou liberadas para o pré-natal. Entre os dias 11 e 12, não houve registro de casos de violência sexual’’, disse a coordenadora.

Ela explicou  ainda que ao serem avaliadas, as pacientes de baixa complexidade poderá ser transferida para o Hospital da Regional de Nossa Senhora de Socorro ou Santa Izabel, unidades destinadas aos atendimentos de baixo risco. Dessa forma, as pacientes que precisam de cuidados mais intensivos poderão ser atendidas com mais qualidade assistencial na instituição.

Para o superintendente da MNSL, André Nascimento, atualmente os atendimentos estão fluindo sem congestão, de forma resoluta, e cada paciente tendo seu atendimento conforme sua necessidade da urgência. “No final de semana, os atendimentos transcorreram bem tranquilos, resultou ainda que na Maternidade se trabalha com Acolhimento e Classificação de Risco, um instrumento para contribuir na melhoria dos processos de trabalho com vistas à prática assistencial, objetivando avaliar o grau de urgência das queixas dos pacientes, colocando-os em ordem de prioridade para o atendimento”, explica o superintendente.

Já no Centro Cirúrgico da maternidade, foram contabilizados no período de 10 a 12 de agosto, 45 procedimentos, entre eles, 42 partos, duas curetagens e uma cirurgia obstétrica. Não houve registro de cirurgia de recém-nascidos (RN), informou a gerente do Centro Cirúrgico, Camila Tâmara Farias Santos.

Porta Aberta – A MNSL funciona 24h, prestando assistência a todas as pacientes de alto risco que dão entrada na Maternidade. Além das gestantes, a Unidade ainda abre portas para gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que vem de outros estados. Ela atende por 24h, e fica localizado na Avenida Tancredo Neves, nº 5.700. O telefone para contato é o (79) -3225-8650.

 

foto: Flávia Pacheco

Publicado: 13 de agosto de 2018, 11:31 | Atualizado: 13 de agosto de 2018, 11:31