Crianças com TEA assistidas pelo CER IV fazem visita ao Oceanário de Aracaju

Na ação, as crianças puderam conhecer mais sobre os animais marinhos de forma lúdica e interativa

Alegria, animação e conhecimento marcaram a visita das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ao Oceanário de Aracaju. No local, os pequenos que são assistidos pelo Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV), puderam conhecer mais sobre os animais marinhos de forma lúdica e divertida, promovendo também a interação social no ambiente. 

De acordo com a gestora operacional de deficiência intelectual e TEA, Michele Kelly Ferreira, a ação teve o objetivo de promover um ambiente terapêutico para as crianças. “Tivemos a oportunidade de proporcionar um ambiente de diversão e aprendizado, favorecendo a interação social, a comunicação e autonomia fora do consultório que já estão acostumados”, explicou a gestora. 

Momento de interação

A dona de casa, Thaís Rachel Lima, é mãe da pequena Ana Luiza, de 6 anos. A sua filha foi diagnosticada com TEA aos 3 anos e é assistida pelo CER IV. Ela contou que a atividade foi um momento enriquecedor de conhecimento para a sua filha. “Para ela, é uma novidade e esse momento de alegria me deixou muito satisfeita como mãe. Foi uma atividade diferente que saiu da rotina. Ela gostou bastante e os seus olhos brilharam”, contou Thaís.

Já Andréia dos Santos é mãe de Luiz Felipe, de 11 anos, diagnosticado com TEA e paralisia cerebral. Ela relatou que a ludicidade foi importante para promover a interação entre as crianças. “Para ele, foi muito bom, onde pôde brincar, conversar e observar os animais que ele ama como peixe e tartaruga. Poder ver a felicidade dele não tem preço”, destacou.  

Serviço oferecido

O CER IV oferece aos usuários com TEA um tratamento humanizado com atendimento interdisciplinar dos profissionais, onde as crianças podem desenvolver suas habilidades e capacidades para promover autonomia e independência.

Fotos: Valter Sobrinho

Publicado: 29 de maio de 2024, 11:59 | Atualizado: 29 de maio de 2024, 11:59