Convite à imprensa: Governo do Estado lança a etapa Aracaju do programa Opera Sergipe

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lança nesta quinta-feira, 7, às 8 horas, a etapa Aracaju do Programa Opera Sergipe. O lançamento acontecerá no Hospital e Maternidade Santa Isabel, localizado na Avenida Simeão Sobral, no bairro Santo Antônio, zona norte da capital sergipana.

Após contemplar 74 municípios do interior sergipano, o Opera Sergipe estará disponível para a população da capital, com a estimativa de atender 2.500 pacientes regulados. A instituição contratualizada para realizar as cirurgias eletivas da etapa Aracaju foi o Hospital e Maternidade Santa Isabel.

Com investimento de mais de R$ 56 milhões para execução do Opera Sergipe, a primeira fase do programa já realizou mais de cinco mil procedimentos. A finalidade é ampliar a oferta de cirurgias, com a diminuição do tempo de espera dos usuários para a realização de procedimentos eletivos de média complexidade, nos 75 municípios sergipanos, garantindo o acesso regulado, qualificado e seguro ao serviço.

O programa acontecerá em três fases, mas vale ressaltar que a etapa Aracaju ainda contempla a primeira, englobando procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade: histerectomia total; histerectomia com anexectomia; colecistectomia; postectomia; histerectomia (por via vaginal); correção cirúrgica de hidrocele; hernioplastia incisional; hernioplastia umbilical; hemorroidectomia; laqueadura tubária; colpoperioneoplastia anterior e posterior; hernioplastia epigástrica; hernioplastia inguinal bilateral; hernioplastia inguinal/crural (unilateral); hernioplastia recidivante.

Cadastro

Para se cadastrar no programa Opera Sergipe, o paciente deve ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, levando os documentos pessoais e o diagnóstico médico. O paciente será encaminhado para uma consulta com um cirurgião, que cadastrará, se necessário, o usuário no programa. 

Com o cadastro concluído, será possível acompanhar  todo o processo pelo site ou aplicativo Opera Sergipe, disponível nos sistema IOS e Android. O período de execução das cirurgias do Opera Sergipe ocorrerá dentro de um período de até 60 dias contados a partir do momento em que o cadastro do procedimento cirúrgico for inserido no sistema de regulação.

Serviço

O quê: lançamento da etapa Aracaju do Programa Opera Sergipe

Quando: dia 7, quinta-feira, às 8 horas

Onde: Hospital e Maternidade Santa Isabel, Avenida Simeão Sobral, s/n – Santo Antônio, Aracaju

Contato: 79 3226-8331/8332- Catarina Gonçalves – assessora de Comunicação SES

Publicado: 6 de dezembro de 2023, 08:42 | Atualizado: 6 de dezembro de 2023, 08:47