Controle de arboviroses é tema de capacitação de coordenadores de Vigilâncias Epidemiológicas

Evento teve o intuito de capacitar os profissionais para o controle das endemias no estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), sediou entre os dias 20 e 21, a capacitação voltada para as Diretrizes do Programa de Vigilância e Controle das Arboviroses. O evento teve como objetivo capacitar os coordenadores das vigilâncias epidemiológicas dos municípios sergipanos, a fim de lidar com as endemias relacionadas às três arboviroses: Dengue, Zika e Chikungunya.

A gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, esclareceu que é de suma importância apresentar aos municípios o quadro epidemiológico ligado diretamente às arboviroses. “Foi apresentado um panorama da situação de quatro meses deste ano, visando mostrar aos municípios quais são as doenças endêmicas que necessitam de uma reflexão. Foi um momento de análise para a situação de cada município, para que os profissionais retornem a sua cidade com embasamento para lidar com a situação, seja ela diária ou de momentos críticos”, explicou.

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Santa Luzia do Itanhy, Kelly Rocha, a capacitação é muito importante no sentido de atendimento ao público nos municípios. “Nós fazemos educação em saúde porta a porta, juntamente com a equipe da vigilância epidemiológica para evitar a proliferação do mosquito e a capacitação nos traz uma nova visão de como realizar nosso trabalho”, disse.

Para André Luiz Andrade, que está à frente da coordenação epidemiológica em Pirambu, a qualificação viabiliza ao profissional adquirir maior conhecimento, que será levado ao município onde atua. “O primeiro passo será levar as novas informações às escolas através do programa Saúde na Escolas. É nossa prioridade promover a capacitação dos agentes de endemias para que propaguem essas informações dentro da sociedade como um todo. Só assim poderemos mudar o cenário relacionado às arboviroses em Sergipe”, finalizou.

Publicado: 22 de junho de 2023, 09:19 | Atualizado: 22 de junho de 2023, 09:20