Consultas, exames e avaliação odontológica estarão disponíveis na 7ª edição do ‘Sergipe é aqui’

Em Frei Paulo, a ação itinerante levará avaliação odontológica para detecção precoce do câncer de cavidade oral, conhecido como câncer de boca, além de diversos serviços da saúde para a população

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) estará presente em mais uma edição do ‘Sergipe é aqui’, que acontece na próxima quinta-feira, 6, no município de Frei Paulo, na região agreste. Serão disponibilizados os serviços da Carreta do Homem e a da Mulher com consultas e exames de ultrassonografia para detecção precoce dos principais cânceres que acometem homens e mulheres. Nesta edição, uma das novidades é a avaliação odontológica.

A ação faz parte do Projeto Sorrir Sergipe. O serviço levará avaliação bucal para a detecção precoce do câncer de cavidade oral, mais conhecido como câncer de boca. No contexto nacional, Sergipe está entre os sete estados brasileiros com maior incidência deste tipo de câncer, sendo o terceiro câncer que mais acomete o sexo masculino.

Além disso, os testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis e hepatites virais também estarão presentes na Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’, que irá oferecer uma previsão de 70 testes para pessoas sexualmente ativas, com idade superior a 15 anos, atendidas por ordem de chegada, de acordo com a senha liberada. 

A referência técnica do Programa IST/Aids, Almir Santana, destacou a importância da ação na prevenção das doenças. “É mais uma oportunidade de levar serviços para a população em geral e incentivar o cuidado com a saúde”, disse. 

Doação de sangue

Com a finalidade de incentivar a doação de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) fará orientações acerca da importância da doação de sangue e a coleta de amostras, com 5ml de sangue, para o cadastro de doador de medula óssea.

Já os profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) farão a coleta de amostras para exames PSA da saúde do homem e o Programa de Proteção à Gestante (Protege), com orientações e coleta de amostras para testes, que são realizados no terceiro e último trimestre da gravidez.

Foto: Mário Sousa

Publicado: 3 de julho de 2023, 18:11 | Atualizado: 3 de julho de 2023, 18:11