Conselho Estadual discute realização de conferências municipais

Na reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES), realizada nesta quinta-feira, 8, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), secretários Municipais e presidentes dos Conselhos Municipais de Saúde realizam a leitura e aprovação do regimento da 1ª Conferência de Vigilância em Saúde (CVS). Na ocasião, os secretários municipais decidiram quando e em que formato serão realizadas as conferências municipais, conforme prazo estabelecido entre os dias 22 de junho e 31 de agosto.

 

Além dessa decisão, os participantes definiram detalhes como o número de delegados que deverão atuar na etapa estadual da CVS, cujo prazo para realização se dará entre os dias 1º de setembro e 21 de outubro. “Ainda trataremos da formação de uma comissão organizadora da conferência, que terá sua etapa nacional realizada entre 21 e 24 de novembro, com disponibilidade de 32 vagas para delegados eleitos na conferência estadual, sendo eles 16 usuários (população em geral), oito trabalhadores do SUS [Sistema Único de Saúde] e gestores da área”, declarou o vice-presidente do CES, Eduardo Ramos Gomes.

 

Cada conferência a ser realizada apresentará, em etapa seguinte do evento, suas propostas relacionadas à vigilância em saúde. Um relatório estadual será enviado para a conferência nacional, onde propostas de âmbito nacional serão elaboradas também considerando as especificidades de Sergipe, para que em 2019 se dê a elaboração do Plano Estadual de Saúde.

 

A reforma do regimento interno do Conselho Estadual de Saúde e a avaliação dos conteúdos ministrados no Fórum de Saúde Mental, realizado no último dia 16, também foram destaques. Técnicos da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) também compareceram ao local.

Publicado: 8 de junho de 2017, 15:16 | Atualizado: 8 de junho de 2017, 15:16