Conceição Mendonça confirma pagamento ao Hospital e Maternidade São José, de Itabaiana

Por Acácia Mérici

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que, mesmo em época de dificuldades financeiras enfrentadas no país, vem cumprindo com todas as obrigações e apoiando ações de saúde em todos os municípios sergipanos.

A notícia veiculada na mídia informando que o Estado deixou de repassar recursos de R$ 40 mil ao Hospital e Maternidade São José, em Itabaiana, não procede.

“No dia 13 de junho de 2016 foi pago o valor de R$ 44 mil referente ao mês de abril. Temos até o dia 30 junho para pagar o mês de maio, porém, o pagamento será realizado até amanhã, dia 21”, informou a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, ressaltando que o pagamento é feito do Fundo Estadual de Saúde ao Fundo Municipal de Saúde de Itabaiana, que faz o repasse à unidade hospitalar.

A gestora Estadual enaltece ainda que, em relação ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual, que estipula o aumento do repasse de R$ 44 mil para R$ 100 mil ao Hospital e Maternidade São José, “o documento encontra-se em tramitação na Secretaria de Governo”.

Conceição Mendonça lamenta o fechamento do atendimento ao SUS no Hospital e Maternidade São José e, mais uma vez, ressalta que a gestão é clara e transparente.

“Não se pode fechar uma maternidade, que é porta aberta e co-financiada pelo Estado, sem comunicar ao próprio Estado e, principalmente, à população. A gestão vem sempre conversando com as freiras que são mantenedoras da unidade hospitalar, que é muito importante para a assistência às gestantes de risco habitual de Itabaiana e região.A Maternidade São José tem profissionais altamente capacitados e é um grande braço de fortalecimento do SUS. Não admitimos o fechamento. Solicitamos a todas unidades filantrópicas e prefeituras que, quaisquer dificuldades, sejam em recursos materiais, financeiros e humanos, procurem a SES. Acreditamos na força do diálogo”, pontua Conceição Mendonça.

Publicado: 20 de junho de 2016, 18:49 | Atualizado: 20 de junho de 2016, 18:49