Conceição Mendonça busca mais avanços para Sergipe no Ministério da Saúde

Por Acácia Mérici

SES no CONASS (1)A secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, está em Brasília iniciando a agenda institucional para fortalecer ainda mais o diálogo com o Ministério da Saúde e firmar grandes parcerias e avanços para a assistência em Sergipe.

A gestora sergipana fez uma visita de cortesia ao Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (Conass), onde foi recepcionada pelo secretário executivo Jurandi Frutuoso. Na ocasião, Conceição Mendonça entregou um exemplar do Protocolo Estadual de Quimioterapia Antineoplásica, voltado para a oncologia clínica, pediátrica e hematologia. O documento foi elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria da Sociedade Sergipana de Cancerologia e a Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de uniformizar o tratamento de câncer através da quimioterapia.

“O Protocolo tem como foco estabelecer um padrão de qualidade do serviço oferecido aos pacientes oncológicos com o que há de mais moderno e atual na assistência médica aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Sergipe é o segundo estado a ter um Protocolo Oncológico desse gabarito. Através dele, é possível otimizar o tratamento e padronizar os medicamentos pela  SES para que exista maior disponibilidade dos remédios para os usuários e mais agilidade na aquisição deles”, enfatiza Conceição Mendonça.

Ao apresentar os três volumes do Protocolo Estadual, a secretária ressaltou que, para a elaboração, foram analisadas portarias e protocolos do Ministério da Saúde, além do que já é realizado no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), através do envolvimento dos profissionais das Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Huse e do Hospital de Cirurgia, que também estiveram envolvidos no processo.

SES no CONASS (2)Complexo Regulatório

Conceição Mendonça esteve no Ministério da Saúde em audiência com o coordenador Geral de Regulação e Avaliação, João Marcelo Barretto. A visita teve como objetivo colocar o projeto do Complexo Regulatório de Saúde de Sergipe como referência para a reformulação da Política Nacional de Regulação.

A secretária de Estado da Saúde apresentou os avanços do Complexo Regulatório de Saúde de Sergipe. “O Complexo funciona como o espaço de inteligência do SUS Sergipe composto pelas seguintes Centrais: Central de Regulação de Leitos, Central de Regulação das Urgências (Samu 192 Sergipe), Central Ambulatorial Especializada, Serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), Central de Transplantes, Serviço de Remoção Inter-hospitalar Assistida (SRHIA) e mais recentemente, o Telessaúde Sergipe. Através dele, a Saúde de Sergipe ganhou uma melhor logística e mais tecnologia com agilidade e qualidade na regulação e direcionamento dos serviços de Saúde, tanto para as equipes reguladoras quanto para os profissionais das unidades de urgência e emergência e, para os usuários”, pontuou Conceição.

Ainda de acordo com a gestora Estadual, “o fluxo regulatório do paciente acontece dentro dos Protocolos de Acesso e Clínicos. Para que a regulação aconteça é preciso ter a disponibilidade de vaga. Todas as demandas devem ser informadas aos profissionais que atuam na Central de Regulação, responsáveis por orientar os fluxos assistenciais, estabelecendo a comunicação entre a gestão e os vários serviços de saúde da rede hospitalar estadual e, também, unidades filantrópicas. O complexo Regulatório  atua no controle direto dos leitos, o que contribui na otimização do fluxo, fortalecendo a Rede Estadual através de critérios  técnicos”.

O coordenador do MS parabenizou o Estado pelos avanços na Regulação e agendará uma visita para conhecer a experiência da SES, firmando o compromisso de ter o Complexo de Regulação de Sergipe como referência para a reformulação da Política Nacional.

Outras pautas

Acompanhada pelo assessor do gabinete da SES, Márcio Barreto, pelo diretor de Atenção Integral à Saúde/SES, João Lima Júnior, Conceição Mendonça levou  outras importantes pautas de interesse  de Sergipe para o Ministério da Saúde: ‘processo de qualificação das equipes do Samu 192 Sergipe’, ‘processo de habilitação para aquisição do trombolítico’, ‘processo de construção da UPA de Itabaianinha’ e ‘discussão sobre o financiamento das Salas de Estabilização’.

Publicado: 6 de abril de 2016, 20:30 | Atualizado: 6 de abril de 2016, 20:30