Comunidade da Coroa do Meio recebe o secretário de Estado da Saúde para palestra sobre o Aedes aegypti
Por Luiza Sampaio
Depois dos Bairros Nova Liberdade e Santos Dumont, foi a vez dos moradores da Coroa do Meio receberam o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, para uma palestra sobre o mosquito Aedes aegypti, realizada ontem, 17. A pedido das próprias comunidades, o gestor tem visitado algumas regiões de Aracaju e municípios do interior sergipano, tentando, pessoalmente, conscientizar as pessoas sobre a importância de se ter disciplina e comprometimento no combate ao causador da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.
De acordo com José Sobral, entre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde (SES), voltadas para os eixos de controle do vetor, vigilância e assistência em saúde, está o trabalho educativo com a população. “A luta contra o mosquito não pode acontecer somente uma vez. Ela precisa ser diária, persistente e ter o envolvimento de todos. É importante lembrar que 82% das larvas encontradas na região Nordeste estão em reservatórios de água, nos nossos lares, o que exige um cuidado muito maior para evitar a proliferação dele”, alertou.
O secretário informou, ainda, que várias entidades já firmaram compromisso com a SES e estão engajadas nas ações de combate ao mosquito, a exemplo da Igreja Católica, o Exército Brasileiro, a Petrobras, a Polícia Militar, a Defesa Civil e a Secretaria de Estado da Educação. “O país está vivendo uma mudança no seu perfil epidemiológico e tudo é muito novo. Os estudos estão acontecendo, as iniciativas também, mas o que temos de concreto, por enquanto, é que a prevenção é uma arma eficiente”, frisou José Sobral.
Gestantes
O cuidado com as gestantes foi outro ponto destacado pelo gestor estadual, que explicou a possível associação do Zika Vírus como uma das causas para o aumento do número de casos de Microcefalia – Sergipe já registrou 186 bebês nascidos com a má formação congênita. “O Estado vem trabalhando para garantir assistência a mães e crianças, e é bom frisar que esse cuidado se estenderá por muito tempo. Mas volto a dizer que o que podemos fazer de imediato é eliminar o causador do problema, ou seja, o mosquito”, reforçou.
A população, que ouviu atentamente as explicações e aproveitou para esclarecer as dúvidas sobre o assunto, parabenizou a iniciativa da gestão. “Em 22 anos de liderança comunitária, nunca presenciei um secretário sair do gabinete dele e dedicar um tempo para conversar com a gente, nos ouvir. Isso foi muito importante. E acredito que ouvindo as informações do próprio gestor, que entende do problema, será mais fácil conscientizar o povo”, opinou o presidente da Associação de Moradores e Desenvolvimento de Produção Social e Cultural de Aracaju, Gilvan Pereira.
O vice-presidente da entidade, Edvaldo Santos, falou da importância de conscientizar as pessoas para o cuidado com suas casas. “A responsabilidade é de todos nós. E palestras como essa, com a presença do secretário de Saúde, ajudam a explicar à comunidade a verdadeira situação que enfrentamos, com as consequências que o mosquito pode trazer para as nossas famílias”, declarou.
Publicado: 18 de fevereiro de 2016, 20:40 | Atualizado: 18 de fevereiro de 2016, 20:40