Comissão de Controle de Infecção Hospitalar otimiza rotina do HR de Propriá

O Hospital Regional de Propriá, gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), efetivou  a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que tem  como foco diminuir e combater os índices de infecções. O processo de introdução da comissão foi iniciado em junho e, desde então, segundo a  médica e Superintendente do hospital, Patrícia Freitas Britto, as melhorias na rotina da unidade já são notadas em vários setores.

“A comissão atua em todas as áreas do hospital. A farmácia, por exemplo, foi o primeiro setor a sentir melhorias  em relação à distribuição de antibióticos . “Em apenas um mês estabelecido o trabalho da comissão, observamos redução em 52% do uso de antibióticos que eram feitos de forma inadequada. Assim, quem mais se beneficia dessa medida é o paciente, que é principal alvo do nosso estudo e dedicação, já que recebe conta com uma organização maior”, destaca Patrícia Britto.

Formada por presidente enfermeiro e médico, a Comissão de Controle de Infecção, do Hospital Regional de Propriá enfatiza a importância da higienização hospitalar. Processos como descartes correto dos perfurocortantes, higienização das mãos e utilização Equipamento de proteção individual hospitalar. Além disso, segundo Patrícia Britto, está havendo um planejamento de higienização por ala, feito semanalmente para diminuir os riscos de infecção.

A formação da CCIH é parte fundamental para um bom funcionamento hospitalar.  Começamos organizando a parte de higienização e antibióticos. Além disso, estamos criando novos protocolos organizacionais que traz ganhos para o hospital” , destaca  presidente da CCIH , Mayo Tavares.

Publicado: 4 de outubro de 2018, 09:02 | Atualizado: 4 de outubro de 2018, 09:02