Combate ao Aedes foi tema do almoço reunião da Secretaria de Estado da Saúde com Sociedade de Ginecologia
Por Bárbara Kruschewsky
Aconteceu na última quarta-feira, 16, o primeiro almoço reunião da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Sergipe (SOGISE), com o objetivo de tornar a associação mais próxima dos órgãos públicos de saúde. O evento é o primeiro de uma série de encontros que acontecerão ao longo do ano e foi realizado na sede da Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE).
“É importante fazer esse relacionamento com os médicos que exercem essa profissão no Estado e são partícipes da SOGISE. É uma forma de aproximá-los, unir a associação e trazer temas e convidados para esse evento denominado ‘Almoço com os ginecologistas’ ”, explicou George Caldas, presidente da SOGISE.
O secretário de Estado da Saúde, José Sobral, foi convidado para abrir esse primeiro encontro, que teve como tema uma explanação sobre os casos de Zika Vírus em Sergipe.
“A discussão com relação ao Zika Vírus, os estudos que estão sendo feitos e a mobilização do Ministério da Saúde e órgãos políticos para dar atendimentos às pessoas, trarão reflexão na melhoria do período gestacional, que no Brasil é muito negligenciado”, ponderou José Sobral.
O secretário também destacou a importância de “construir uma relação sólida entre o Estado e a sociedade organizada, como a SOGISE, para somar à gestão nas formas de agir”.
A diretora Operacional da Fundação Hospitalar, Márcia Guimarães, apresentou dados da rede materna de Sergipe, que tem 9 unidades de atendimento em todo o Estado. Márcia também destacou a importância da parceria com a SOGISE para a regulação das escalas para que não ocorra quebra no fluxo dos plantões e para que a sociedade discuta e valide o protocolo assistencial com relação a alto risco e risco habitual no Estado, além de participar do Comitê de Regulação que é feito pelo Sistema Interfederativo de Garantia de Acesso Universal (Sigau).
“Para cada tipo de leito, temos uma comissão de construção desse processo de regulação. Na rede materna, precisamos da SOGISE para nos ajudar a implementar isso”, enalteceu Márcia.
Publicado: 18 de março de 2016, 14:20 | Atualizado: 18 de março de 2016, 14:20