Cirurgiões-dentistas atuam para a qualificação e fortalecimento da saúde bucal em Sergipe


Cuidado com a saúde bucal são palavras-chaves quando se trata de cirurgião-dentista. Ele é o profissional de saúde que atua na prevenção e tratamento de várias patologias e disfunções bucais que acometem a população. Pela sua importância, celebra-se nesta terça-feira, 25 de outubro, o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista. A data comemorativa destaca a relevância do cuidado e manutenção em saúde bucal, enfatizando a importância das visitas periódicas ao cirurgião-dentista e a influência deste profissional na qualidade de vida dos seus pacientes. 

A Fundação Estadual de Saúde (Funesa), com suporte da Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferta à população em geral, serviços de saúde bucal que garantem atendimento qualificado e humanizado, nos Centros de Especialidades Odontológicas – CEOs, por meio de odontólogos. Os serviços de média complexidade são nas áreas de periodontia, endodontia, atendimento a pessoas com necessidades especiais (pessoas com deficiência), diagnóstico bucal com ênfase na detecção do câncer de boca e cirurgia oral menor. Isso potencializa o SUS (Sistema Único de Saúde) e amplia o acesso da população sergipana.

Para a cirurgiã-dentista protesista (especialista em próteses dentárias) Débora Carla Silva de Freitas, que atua no CEO Felipe José de Santana, em Propriá, o trabalho realizado nos CEOs tem o diferencial de trabalhar em conjunto com vários especialistas, para proporcionar um melhor conforto ao paciente. “Conseguimos atender a população carente, que pra mim é muito gratificante. Podemos assistir pessoas que não têm condições financeiras pra custear tratamento e precisam ser instruídos sobre a importância de manter a saúde bucal, da mastigação”, explica Débora.

 Débora conta que “com um atendimento diferenciado e humanizado, os pacientes ficam gratos e muitas vezes até se emocionam com o resultado. Nós conseguimos devolver a autoestima do usuário. Mas é um trabalho em conjunto, pois temos várias especialidades. Com a necessidade de realizar um trabalho melhor, conversamos com os colegas e ampliamos essa assistência. É muito gratificante trabalhar na equipe do CEO, onde um sempre tenta ajudar o outro a transformar o sorriso de um indivíduo. Isso também é possível com a qualidade do serviço que ofertamos. Então essa parceria é essencial”. 


Centro de Especialidades Odontológicas – CEOs


Como uma oferta do SUS para os cidadãos, os Centros de Especialidades Odontológicas – CEOs representam uma das frentes de atuação do ‘Brasil Sorridente’, programa do Ministério da Saúde. Ao todo, são oito unidades dos CEOs, localizadas em Boquim; Capela; Laranjeiras; Nossa Senhora da Glória; Propriá; São Cristóvão; Simão Dias; e Tobias Barreto. 
A competência dos CEOs é de âmbito especializado – ou seja, ofertará uma ação após o cidadão iniciar um tratamento na Atenção Básica (cuidados nas Clínicas de Saúde da Família ou em Postos de Saúde). A definição da necessidade de atendimento especializado deve ser feita por um dentista. 
Além dos serviços especializados, os Centros também contam com a garantia de exames complementares como radiografias periapicais, interproximais, oclusais, panorâmicas e exames anatomopatológicos para o correto diagnóstico e tratamento da saúde bucal. 
Entre 2020 e 2022, a Funesa realizou reformas nos CEOs de Tobias Barreto, Laranjeiras, São Cristóvão, N. Sra. da Glória e Capela, além de inaugurar a unidade de Simão Dias. Esses Centros contam com um ambiente climatizado e estrutura de ponta, com aparelhos e insumos necessários, para garantir à população e aos profissionais da rede de saúde estadual, a exemplo dos cirurgiões-dentistas, melhores condições de trabalho, com destaque para a importância dessa categoria na assistência à saúde bucal ampliada, humanizada e de excelência. 

Publicado: 25 de outubro de 2022, 17:00 | Atualizado: 25 de outubro de 2022, 17:00


Publicações Relacionadas