Cerca de 2000 pacientes são atendidos em três Hospitais Regionais
Por Luiza Sampaio
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), vem intensificando o trabalho de descentralização na assistência hospitalar, através das unidades regionais. Nesse final de semana, por exemplo, de 11 a 13 de março, o Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro registrou grande movimentação, atendendo 603 pacientes no setor clínico adulto, 120 no pediátrico e outros 58 na obstetrícia, totalizando 808 atendimentos.
Segundo a superintendente do Regional, Genisete Pereira, 85% desses pacientes foram liberados com menos de seis horas após a assistência médico, demonstrando a resolutividade do hospital.
“Todos tiveram suas necessidades atendidas e receberam o melhor serviço possível, reflexo do trabalho desempenhado pelos servidores e dos investimentos feitos pela Fundação Hospitalar de Saúde”, avalia a gestora.
O balanço da unidade mostra, ainda, que apenas duas transferências foram realizadas para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). “Foram pacientes vítimas de ferimento por arma de fogo e que necessitaram de avaliação de outras especialidades médicas”, completa a superintendente.
O setor obstétrico do Hospital Regional de Socorro realizou 20 partos e duas curetagens, sem transferências para outras unidades da rede.
Glória e Itabaiana
Em Nossa Senhora da Glória, as vítimas de acidentes de trânsito continuam chamando atenção: somente nesses últimos três dias, foram 13 pacientes assistidos pelo Hospital Regional, devido a acidentes de moto. A unidade registrou, também, assistência médica 672 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 526 no setor adulto, 117 no pediátrico e 15 que receberam algum tipo de procedimento.
“A maternidade de Glória recebeu um número significativo de gestantes, realizando 15 partos e uma curetagem nesse final de semana”, completa a superintendente da unidade, Dejane Santana.
Já no Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, em Itabaiana, foram 666 atendimentos entre a sexta-feira e o domingo, com apenas uma remoção durante todo o plantão do final de semana.
Entre os procedimentos realizados, foram 408 acolhimentos, 58 casos de ortopedia, 91 suturas e 93 pacientes na observação pediátrica. O Hospital Regional contabilizou, também, 16 consultas no ambulatório, todos com alta médica logo após os atendimentos, e 16 internamentos.
“Foi um final de semana com bastante procura, mas com a qualidade de assistência garantida pelos servidores e a estrutura da unidade”, analisa o superintende, Darcy Tavares.
Publicado: 14 de março de 2016, 20:07 | Atualizado: 14 de março de 2016, 20:07