CER IV lança grupo terapêutico para pacientes com estomias

O projeto piloto tem como objetivo prevenir complicações e auxiliar na melhoria da qualidade de vida dos pacientes

O Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV) lança mais um projeto para beneficiar os pacientes com estomia no estado de Sergipe. Por meio do Serviço de Atenção à Saúde das Pessoas Ostomizadas (Saspo), que integra, há mais de um ano, as atividades da unidade de saúde estadual, o Centro implantará o projeto piloto “Vem Viver Ostomia – a Ostomia não me define”. A iniciativa contará com uma equipe composta por profissionais das áreas de Enfermagem, Psicologia e Nutrição. 

O programa terapêutico de reabilitação para pacientes com estomias de eliminação visa contribuir para minimizar os medos, as dúvidas e as dificuldades dos usuários, favorecendo medidas de autocuidado e prevenindo complicações, com foco na saúde mental. Além disso, tem como objetivo melhorar o processo de resiliência e a qualidade de vida dos pacientes atendidos pelo Saspo. 

Atualmente, o serviço possui mais de 900 cadastros ativos de usuários que recebem equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança, como lenço removedor, barreira protetora em spray, entre outros. Além da entrega dos materiais, o serviço fornece aos usuários e familiares as orientações necessárias para o cuidado com o estoma e acompanhamento clínico com equipe multiprofissional.

A gestora operacional do Serviço de Atendimento aos Ostomizados, a enfermeira Ivone Andrade, destaca a importância do projeto piloto. “As pessoas com estomias precisam entender que, apesar de tantos desafios, a vida continua e que podem ser reabilitadas. Com isso, acolhemos, orientamos e prestamos assistência especializada a todos os usuários. Todos os dias, reconstruímos sonhos e estamos fazendo a diferença na vida dos pacientes”, salientou.   

Os usuários interessados, cadastrados no Saspo, passarão por uma avaliação presencial e, após a escuta profissional qualificada, serão encaminhados ao grupo terapêutico e/ou terapia individual. O início do projeto está previsto para 7 de julho com encontros semanais, divididos em 12 sessões. Temáticas como os cuidados com a alimentação, desmistificação da atividade física,  corpo e sexualidade serão debatidas nos encontros. 

Sobre a estomia

De acordo com o Guia de Atenção à Saúde da Pessoa com Estomia do Ministério da Saúde, a estomia ou ostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização de parte de um sistema respiratório, digestivo ou urinário, criando uma abertura artificial entre órgãos internos e o meio externo. De forma temporária ou permanente, a estomia auxilia na alimentação, respiração e excreção. Entre os procedimentos mais conhecidos estão a traqueostomia, gastrostomia, colostomia e a urostomia.

 Cadastro

Para realizar o cadastro no Serviço de Atendimento aos Ostomizados, o paciente ou familiar deve comparecer ao Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino –  CER IV – com a cópia do RG e CPF do usuário e/ou do responsável, cópia do cartão do SUS, cópia do comprovante de residência atualizado e relatório médico ou do enfermeiro, original e com cid. O serviço funciona das 7h às 13h, na sala 74. O CER IV fica localizado na avenida Carlos Rodrigues da Cruz, nº 1531, bairro Capucho. Outras informações pelo telefone 79 3209 8550, ramal 8582.

Publicado: 22 de junho de 2023, 14:57 | Atualizado: 22 de junho de 2023, 14:57