Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil recebe destinação de recursos para fortalecimento do serviço

O Ministério Público do Trabalho destinou o valor R$ 130 mil reais ao Crai para aquisição de veículo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (Crai), oficializou na manhã desta sexta-feira, 27, o Termo de Compromisso para a destinação de recursos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). No documento, consta a doação de R$130 mil reais para aquisição, por meio de licitação, de um veículo para o Centro. 

O Crai é uma unidade da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) que presta atendimentos para crianças e adolescentes até 18 anos, vítimas de violência sexual. Sobre o assunto, o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, destaca a importância das parcerias para fortalecimento da Rede. 

“É super importante termos essas parcerias com as instituições, com os órgãos de controle. Dessa forma, o MPT está destinando recursos para auxiliar no contexto da saúde pública, em especial do nosso Crai. Sem dúvida, a doação dos recursos vem melhorar nossa infraestrutura, e de certa forma vai nos apoiar nas ações do dia a dia desse importante serviço”, reforçou o secretário. 

Procurador do MPT, Emerson Albuquerque Resende destaca que o Crai presta um serviço humanizado, com atendimento médico, psiquiátrico e psicológico, entre outros, e também destaca a importância da destinação. “O veículo é para estruturar ainda mais e usar quando for preciso fazer algum deslocamento de familiares”, disse. 

A promotora de Justiça da Infância e Adolescência, Maria Lilian Mendes Carvalho, conta que o Ministério Público do Trabalho está engajado nas pautas trabalhadas pelo Crai. Ela também menciona que o Centro é o primeiro das regiões Norte e Nordeste e o segundo do Brasil com estrutura voltada ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Para a superintendente da MNSL e coordenadora do Crai, Lourivância Prado, essa doação é extremamente importante para o fortalecimento do cuidado e prevenção das violências, garantindo o cuidado contínuo. 

Fotos: Mário Sousa

Publicado: 27 de outubro de 2023, 15:42 | Atualizado: 27 de outubro de 2023, 15:42