Centro de Especialidades Odontológicas de Tobias Barreto já realizou 602 procedimentos em pacientes especiais este ano
Por Ítalo Duarte
O cuidado dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), gerenciados pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), com os pacientes atendidos nas unidades, é motivo de orgulho para os servidores da entidade. A atenção é tamanha que o resultado pode ser visto em números.
Só este ano, com dados que vão até março, o CEO do município de Tobias Barreto já realizou 602 procedimentos em pacientes com necessidades especiais. Boquim atingiu a marca de 369 atendimentos, isso porque durante o mês de janeiro a unidade daquele município estava em férias. De forma geral, em 2016, os CEOs já realizaram 3.427 atendimentos, com 2.242 procedimentos em Odontologia.
Para Adriel Alcântara, diretor-geral da Funesa, a humanização do atendimento em Saúde do Governo de Sergipe, através da SES, é o que gera bons frutos. “O Estado prioriza o bom atendimento na Saúde, o que é possível constatar por causa dos bons profissionais que temos. As equipes dos CEOs da Funesa são muito competentes e criativas. Desenvolvem as mais variadas maneiras para dar o melhor atendimento aos pacientes”, disse.
De acordo com Ana Márcia Menezes Oliveira, coordenadora dos CEOs, os dados são altos e merece comemoração. “Todas as estratégias adotadas pelos cirurgiões dentistas e suas equipes, nos CEOs de Boquim e Tobias Barreto, demonstram que houve uma melhora gradual no comportamento de algumas crianças não colaborativas frente ao tratamento odontológico, bem como a melhoria na interação dentista/paciente/família. Desta forma, houve uma maior resolutividade no atendimento odontológico, ocasionando mais acesso e uma recomendação positiva pelos usuários dos serviços prestados à população”, constatou.
Estratégias profissionais
“Acreditamos que para se obter bons resultados no caminhar do Sistema Único de Saúde (SUS), cada profissional deve ter em mente os conceitos e valores da ética, excelência, humanismo e compromisso com a sociedade”, completou Ana Márcia, ao se referir às estratégias adotadas por um dos dentistas da Funesa, que já atendeu na unidade de Boquim e hoje atua no Centro em Tobias Barreto.
O cirurgião dentista Manoel Gonçalves adotou algumas medidas estratégias para receber melhor os pacientes especiais nas unidades: implantou a brinquedoteca; sinalização da porta do consultório com material em altorrelevo; música e entretenimento para os usuários no aguardo das consultas; jalecos e tocas coloridas para paramentação lúdica e sensibilização de pacientes fóbicos. Além disse, o profissional adotou para o consultório elementos decorativos e coloridos para distrair a atenção de crianças e adolescentes, principalmente autistas; implantou o projeto “sorriso especial solidário”, pelo qual cada acompanhante tinha direito de ser agendado junto com o paciente especial para ser atendido, e adotou um painel com fotos de usuários e outro com fotos de seus acompanhantes, incentivando-os na conduta de seus casos.
“Hoje ele atua em Tobias Barreto, dando continuidade as ações adotadas em Boquim, com exceção da música na sala de espera, mas usando sua nova habilitação, aplicando técnicas de hipnose clínica para controle de dor, ansiedade, nervosismo, anestesia, cooperação, relaxamento”, explicou Ana Márcia.
Já a cirurgiã dentista Ludmilla Sant’Anna de Moraes, explicou como são feitas as etapas do seu atendimento no CEO de Boquim, onde também são adotadas estratégias para oferecer um melhor atendimento aos pacientes. “Há o acolhimento deles e da família na sala de espera, com demonstrações explicativas sobre formas efetivas de escovação, palestras sobre hábitos alimentares saudáveis e menos cariogênicos, demonstrações de abridores de boca”, complementou Ana Márcia.
As outras etapas são a anamnese, que consiste no exame clínico inicial; o condicionamento, que adota o lúdico para realizar “brincadeiras” para conhecer melhor o paciente e promover interação dentista/ paciente; a estabilização física com o uso de faixas ou a contenção realizada pela mãe e pela auxiliar de saúde bucal, permitindo a proteção do paciente e da equipe durante o procedimento odontológico; e, por fim, procedimentos odontológicos.
“A assistência odontológica aos pacientes com necessidades especiais não visa apenas a execução das técnicas odontológicas. Envolve a integração multiprofissional e familiar, proporcionando uma abordagem diferenciada e tratamento qualificado”, concluiu Ana Márcia.
Publicado: 6 de maio de 2016, 17:21 | Atualizado: 6 de maio de 2016, 17:21