Case aumenta em 30% o número de cadastros no primeiro quadrimestre de 2016
Por Bárbara Kruschewsky
Dentre os diversos setores gerenciados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para otimizar o serviço de saúde pública, está o Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), um dos braços mais relevantes do Serviço Único de Saúde (SUS) no estado. O Case é o responsável pela dispensação de medicamentos especializados, Próteses, Órteses, Meios de Locomoção (OPMs), fórmulas alimentares e Kits de Colostomia.
Segundo Taciana Munareto, assessora da coordenação do Case, neste primeiro quadrimestre de 2016 foram realizados 61.547 atendimentos. No mesmo período do ano passado foram atendidos 47.382 usuários.
“Esse ano tivemos um acréscimo em torno de 30% no número de novos usuários cadastrados que recebem medicamentos. Atualmente estamos com uma média de atendimento diário de 770 usuários”, explica Taciana.
Nos primeiros 4 meses deste ano, por exemplo, foram dispensados 39 andadores, número um pouco maior do que o mesmo período de 2015, em que foram dispensados 33. Já a respeito dos usuários cadastrados no Programa de Entrega Domiciliar em Aracaju, de janeiro a abril foram registrados 1.417 pacientes. No mesmo período de 2015 foram cadastrados 1.180 usuários.
Sobre os medicamentos mais procurados pelos usuários neste primeiro quadrimestre foram: Atorvastatina, Alenia, Insulina Glargina, Alfapoetina e Olanzapina, respectivamente.
Ainda segundo Taciana Munareto, para ser realizado o cadastro no Case, o paciente ou um representante deverá comparecer munido dos seguintes documentos: cópia da identidade, CPF, cartão SUS, comprovante de residência, Laudo de Medicamento Excepcional (LME) fornecido no Case, receita médica, relatório médico e exames específicos para o respectivo medicamento conforme Portaria 1554/2013 MS.
“O paciente deverá procurar o serviço a fim de saber se o medicamento prescrito faz parte da cartela de produtos dispensados no Case, como também para receber as instruções da relação de exames necessários para realizar o cadastro”, completa Taciana.
Publicado: 11 de maio de 2016, 15:14 | Atualizado: 11 de maio de 2016, 15:14