Carnaval: Maternidade Nossa Senhora de Lourdes atende a mais 200 pacientes

Por Juliana Costa | Fotos: Ricardo Pinho

 

MNSL frente - Foto RICARDO PINHO (8)A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) atendeu a 216 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o Carnaval (período de 06 a 10 de fevereiro de 2016), segundo o balanço de produção da unidade. No mesmo período, em 2015, foram realizados 269 atendimentos.

No setor de admissão, foram acolhidas 109 pacientes e 107 gestantes foram avaliadas, transferidas ou liberadas para o pré-natal.

Ainda nos festejos de Momo, na MNSL foram contabilizados 83 partos, sendo 43 normais e 40 cesarianos, além de 13 curetagens, duas laqueaduras, uma reabordagem de paciente e uma cirurgia em recém-nascido.

Também no centro obstétrico  foram registrados uma laparatomia (manobra cirúrgica que envolve uma incisão através da parede abdominal para aceder à cavidade abdominal) e uma cirurgia de gravidez ectópica comum, que ocorre quando o óvulo fertilizado se implanta em algum lugar fora do útero.

“Toda equipe prestou o mais eficiente atendimento durante o período carnavalesco. O empenho dos servidores foi primordial para garantir a assistência a todas as pessoas que procuraram a MNSL”, destacou o coordenador administrativo da MNSL, André Luiz Nascimento.

A unidade é gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), referência em alta complexidade e atende a gestantes de alto risco portadoras de patologias diversas como: hipertensão, diabetes, cardiopatia e trabalho com parto prematuro.

 

A MNSL também se destaca no atendimento às vítimas de violência sexual. Neste período carnavalesco, três pacientes foram atendidas, duas provenientes do município de Aracaju (20 anos e 7 anos) e uma paciente do município de Itabaianinha (11 anos).

 

Para essas pacientes, foi disponibilizado acompanhamento individualizado e acolhimento feito por uma equipe multidisciplinar.

 

Na Nossa Senhora de Lourdes, estão disponíveis 43 leitos obstétricos clínicos e 26 cirúrgicos, além de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais.

Publicado: 11 de fevereiro de 2016, 22:42 | Atualizado: 11 de fevereiro de 2016, 22:42