Carnaval com Saúde: ações da Campanha de Prevenção já acontecem pelo estado

Por Luiza Sampaio

 

O bloco que puxa as ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) já está nas ruas. O Programa Estadual de DST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), coordenado pelo médico Almir Santana, esteve no município de Nossa Senhora das Dores, no Alto Sertão sergipano, esta semana onde participou do “Carnaval da Inclusão”.

 

“Caminhamos pelas ruas da cidade, na companhia dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e do Grupo de Idosos, fazendo a entrega de material informativo e, é claro, de preservativo feminino e masculino. Também contamos com a presença do ‘Camisildo’, que ajudou nessa mobilização”, informou Almir Santana.

 

Na quinta-feira, 04, a equipe esteve na Escola Neide Mesquita, em São Cristóvão, para realizar uma ação educativa junto aos estudantes do Pró-Jovem Urbano.

 

“Orientar os jovens sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento precoce é essencial para termos êxito na nossa luta, afinal, eles são o futuro da nossa sociedade”, ressalta o gestor.

 


Programação

 

Durante todo o feriado de Carnaval, o Programa Estadual DST/Aids dará apoio em ações de alguns municípios, a exemplo de Neópolis e Itaporanga D’Ajuda com blocos de ruas e festas em organizações sociais. A equipe manterá parcerias com instituições públicas e privadas, como o IpesSaúde, o Hospital São Lucas, a Universidade Federal de Sergipe e o Hospital Universitário, o Núcleo de Apoio ao Trabalhador e a Emsetur. Serão promovidas atividades de intervenção informativa, inclusive no terminal rodoviário.

 

Já no domingo de Carnaval, dia 7, haverá o tradicional Bloco da Prevenção, no Rasgadinho. “Os abadás estão sendo trocados na sede da SES, na Praça General Valadão, até o final do dia de hoje, 05, por uma lata de leite em pó. O que for arrecado será doado para casas de apoio a pessoas com Aids. É bom lembrar que a campanha este ano também faz um alerta sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti”, avisou.

 

E Almir Santana dá o recado. “São cinco dias de festa, mas não podemos esquecer esse inimigo que é criado dentro das nossas casas. Antes de viajar, verifiquem se não há possíveis focos do vetor em suas residências, façam o mesmo se forem alugar algum imóvel. E não joguem lixo nas ruas, lembrem que até uma tampinha de garrafa pode ser um criadouro para o mosquito”, alertou.

Publicado: 5 de fevereiro de 2016, 14:16 | Atualizado: 5 de fevereiro de 2016, 14:16